Conecte-se conosco

Geral

Entenda como funcionava o golpe que subtraiu mais de 70 itens através de golpes no Paraná

16/03/2023 - 13h00min

Gráfico mostra como agiam os criminosos que aplicaram golpes no Paraná (CRÉD. REPRODUÇÃO / POLÍCIA CIVIL)

Nova Petrópolis – O modos operantes de atuação do grupo de estelionatários que aplicava golpes em Foz do Iguaçu foi identificado pela Polícia Civil e auxiliou a ligar todos os crimes aos respectivos autores.

Os criminosos agiam de Nova Petrópolis e, em primeiro momento, se apresentavam como policiais, o que ajudava a dar mais credibilidade perante as vítimas. Após, eles começavam a negociar itens de interesse através das redes sociais, geralmente sites como OLX de compra e venda direta e também o Marktplace do Facebook, também chamado por muitos usuários de “grupos do Face”.
Após negociar o valor do item, os golpistas enviavam um motorista de aplicativo (normalmente Uber, que tem opção de coleta de objetos) até a casa da vítima e, par consolidar o golpe, enviavam um comprovante de transferência do valor. A vítima acabava entregando o objeto “vendido” ao motorista que entregava ao receptor em algum ponto da cidade. “O motorista às vezes nem tinha culpa ou sabia do que se tratava”, explicou o delegado Carlos Eduardo Loro, de Foz do Iguaçu que esteve em Nova Petrópolis acompanhando os mandatos de busca e apreensão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.