Geral
Equipes diretivas e serventes participam de formação planejada pela Secretaria de Educação de Dois Irmãos

As equipes diretivas das escolas municipais de Dois Irmãos estão participando de uma série de formações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação. Os encontros iniciaram na segunda-feira (02/02) e seguem ao longo da semana, no Centro Paroquial de Pastoral, ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade. As atividades fazem parte do planejamento da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2026, sob o lema “Educação que conecta, valores que fortalecem e transformam!”.
Na segunda-feira, diretores, vice-diretores e pedagogos participaram do primeiro encontro da Jornada de gestão humanizada, uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Perestroika. A palestra foi ministrada por Helena Kich, facilitadora de aprendizagem da Perestroika, e marcou o início de uma série de encontros que acontecerão ao longo do ano letivo de 2026. Também houve orientações da Secretaria de Educação, do Núcleo de Apoio às Escolas (NAE), do Setor do Patrimônio e do Conselho Municipal de Educação.
Nesta terça-feira (03/02), a formação foi direcionada às equipes diretivas e às serventes de escola. O tema abordado foi Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com palestra da nutricionista, Géssica Bühler Kauer. A profissional apresentou caminhos e ferramentas para fortalecer a transversalidade da educação alimentar no currículo escolar. No período da tarde, houve palestra da Vigilância Sanitária para os serventes das escolas.
“A união de duas potências, a Perestroika e a Secretaria de Educação, vai trazer conteúdos fundamentais e auxiliar as equipes diretivas nos desafios do dia a dia dentro da escola. Essa formação é essencial para que possamos oferecer uma educação que conecta, com valores que fortalecem e transformam”, destacou a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner.
O nutricionista Rodrigo Dapper ressaltou que o encontro visa qualificar os profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo o cumprimento da lei federal, das diretrizes do programa e da normativa vigente, além de zelar pela saúde das crianças e estudantes. Ele reforçou a importância do comprometimento técnico e da responsabilidade dos profissionais em seguir as normas de sanidade e demais exigências legais, considerando o PNAE uma das maiores políticas públicas nacionais.
A formação continuará na quinta-feira (05/02), com uma imersão no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O encontro abordará conexões que inspiram inovação na educação.