Geral
Escola de Artes Aldeia da Herta é inaugurada em Morro Reuter
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – Tal qual a Fênix ressurgindo, a Escola de Artes Aldeia da Herta reacendeu o brilho na comunidade do Mato Comprido e arredores. Abandonada há anos, a Escolinha na lateral da VRS-873 passou por uma ampla reforma e, agora, é o lugar do desenvolvimento da arte e da cultura.
O espaço foi inaugurado no final da tarde de quinta-feira, dia 17, pelo idealizador, ator e diretor da Curto Arte Carlos Alberto Klein, o Betinho. Estiveram presentes a prefeita Carla Chamorro, o vice-prefeito Airton Bohn, vereadores, as famílias que frequentaram a antiga escola Marechal Costa e Silva, e o deputado Issur Koch.
Uma conquista de todos, para todos
Emocionado, Betinho destacou que o projeto foi possível graças ao apoio de muitas pessoas, desde os patrocinadores, Poder Público e aqueles que ajudaram a trabalhar na Aldeia. Lembrou, com emoção, do seu irmão que participou da assinatura do contrato mas que faleceu recentemente, assim como o funcionário Eduardo Sauter que morreu na semana passada aos 29 anos – e que ajudou a erguer a Aldeia tal qual ela está agora.
O ator disse que o local busca preservar as tradições da região através da arte, pontuando que a Aldeia pertence à comunidade. “Não tem convite para vir. Todos estão, sempre, convidados”.
Comunidade
A prefeita Carla falou da sensibilidade que a Curto Arte tem em preservar a cultura local. “Trazer a Herta para morar aqui é um grande presente”.
Chamorro fez questão de mencionar uma a uma das famílias da comunidade ali presentes: Kollet, Hoffmann, Zimmer, Bertoti, Dieter, Sidegum, Bade, Froelich, Dilkin, Winter, Schmitz, e o professor Ari Scholles.
“Lembram de quantas festas, promoções, quantas cucas foram feitas neste espaço, que foi construído pela comunidade, com apoio da Prefeitura”, destacou, afirmando que o projeto se sustenta em três pilares: educação, cultura e turismo.
Oficinas gratuitas
O projeto consiste na realização de oficinas artísticas gratuitas continuadas com crianças a partir dos 7 anos, adolescentes e adultos por um período de 12 meses, culminando na montagem de um espetáculo apresentado para a comunidade, dirigido e montado por Betinho, que tem por finalidade contar a história da imigração alemã.
O local oferece aulas de música clássica, cinema, sopro, teatro, cordas e violino; 50% das vagas são destinadas para moradores de Morro Reuter. Contato pelo WhatsApp (51) 99509-6707.
O projeto é realizado pela Curto Arte Companhia de Teatro e conta com o financiamento Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Morro Reuter.
A história da Escolinha
O terreno para a construção da escola foi doado pelas famílias Kollet e Hoffmann. A edificação começou a ser construída em 1972 e, em 1994, inaugurou-se a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto, Marechal Costa e Silva que funcionou até 2004.
Após ser desativada, o local abrigou atividades no contraturno escolar até 2013. Desde então a Escolinha do Mato Comprido estava abandonada e se deteriorando com a ação do tempo.
A assinatura do contrato de concessão de uso foi assinado no dia 18 de setembro de 2019 e, em17 de agosto de 2020, iniciam-se as reformas.
Trânsito
Um dos pontos que recebeu a atenção da Prefeitura é o trânsito na VRS-873. A prefeita, vereador Guido Dilkin e o chefe do Departamento de Planejamento Éderson Wickert estiveram reunidos recentemente com o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, onde ratificada a importância da realização de uma intervenção no trecho.
A solicitação tem por finalidade a redução da velocidade dos veículos que transitam pelo local. Costella se comprometeu a realizar a intervenção com a maior brevidade possível.