Geral
Escola de Dois Irmãos prepara Osterbaum, uma tradição alemã no Brasil
Dois Irmãos- Neste ano, o Osterbaum (árvore de Páscoa) da Escola Municipal Professor Arno Nienow, do Bairro Navegantes, contou com a participação muito especial das famílias dos estudantes. Uma tradição trazida para o Brasil através da imigração alemã, o Osterbaum é repleto de significado. Os galhos secos representam o inverno no hemisfério Norte e a morte de Jesus Cristo, para os cristãos. Os ovos coloridos representam a ressurreição de Jesus, a chegada da primavera (no outro hemisfério) e a celebração da vida.
Com o lema “É na família que a vida é acolhida”, os estudantes cumpriram a tarefa de preparar uma receita preferida em família envolvendo ovos, reservar uma casquinha, colorir e enfeitá-la com os materiais disponíveis em casa.
Na aula de língua alemã, através de um momento especial, os estudantes penduraram suas casquinhas cheias de amor no grande galho seco, providenciado pelo servente Valmir Albrecht (que nesta semana se aposentou, deixando saudade e um exemplo de dedicação e alegria em ajudar o próximo).
Uma importante reflexão com os estudantes fez parte do momento especial na construção do Osterbaum, “o galho seco nos nossos dias representa também esse período de pandemia que vivemos, de perdas, de espera, restrições, lembramos dos dias que não podemos estar na escola. E o colorido dos ovos nos mostra a esperança, a alegria de viver, depois do inverno vem a primavera, e como é bom falar de primavera quando aqui nos preparamos para o inverno”, conta a professora de alemão, Ana Wiest.