Geral

Escola Décio: alunos criam projeto com intuito de produzir algo reciclável ou sustentável em Picada Café

12/09/2023 - 09h26min

Picada Café – Durante o segundo trimestre de 2023 a professora Luísa Carolina Weber, da Escola Estadual Décio Martins Costa trabalhou com a turma 301 (3° ano do Ensino Médio) um projeto sobre criação de empresa com intuito de produzir algo que fosse reciclável ou sustentável. De acordo com a professora, os alunos costumam questionar em que momento da vida irão utilizar os conteúdos de matemática trabalhados em sala de aula. “Pensando nisso, foi lançada a proposta de colocar das habilidades em prática. A proposta foi de criar uma empresa fictícia no papel, realizando relatório onde aparecem questões como: missão, visão, valores, tabelas de custos e despesas, média de salários, produtos, espaço interno e externo, planta baixa da empresa, lucros e prejuízos”, destacou Luísa.

MAQUETE

Na segunda parte os alunos criaram a maquete da empresa com materiais recicláveis ou sustentáveis. Na próxima etapa, confeccionaram os produtos que iriam vender e a parte final foi a apresentação da empresa e do produto para colegas e comunidade. Durante a realização do projeto, destacou a professora, foram levados vários membros da comunidade para conversar sobre o mercado de trabalho, como iniciar do zero uma empresa e como escolher com eficácia o seu produto de venda. “O projeto abordou diversos conteúdos da disciplina de matemática que os alunos utilizam com frequência e são bem visíveis no cotidiano deles. Educação financeira, juros simples, juros compostos, porcentagem, tabelas de demonstrativo de custos, média, lucros, prejuízos, aquisições que devem ser feitas para iniciar uma empresa, o que é necessário para iniciar uma empresa, construção do produto que a empresa irá vender, construção de uma maquete representativa da empresa, noção de medidas e materiais, foram alguns dos conteúdos vistos durante o projeto”, detalhou. Os alunos tiveram a participação da comunidade para explicar e conversar com eles sobre esse meio empresarial.

FUTURO PROFISSIONAL
O interesse pelo futuro profissional e as curiosidades pelo mundo do trabalho motivaram os alunos. Partir do ponto zero, iniciar uma empresa pensando em todos os investimentos que devem ser realizados, escolher uma empresa e um produto do interesse deles, foi o que trouxe o interesse dos alunos. De acordo com Luísa, a partir do projeto, os alunos se mobilizaram em seus trabalhos, demonstrando vontade no que estava sendo produzido, e conseguiram atingir o objetivo, que era visualizar a presença da matemática dentro dos contextos. “Os alunos aprenderam as etapas, perceberam as dificuldades e o esforço para conseguir abrir uma empresa e produzir algo de qualidade. Foram criativos ao explorar e apresentar os resultados. Tornaram-se mais capacitados para a escolha profissional e confiantes no direcionamento do seu futuro”, detalhou.

O que pensam os alunos?

“O projeto da criação da empresa foi algo muito importante para nós, pois aprendemos a trabalhar em grupo, ouvindo a opinião de todos, além de aprendemos a questão dos valores, gastos, prejuízos e os lucros que uma empresa tem. Podemos observar que criar uma empresa do zero é tarefa difícil, pois cada detalhe deve ser pensado para que dê tudo certo”, Bianca Schons, 17 anos.
“Construir o planejamento da empresa fez com que pensássemos no mercado de trabalho: o que o constitui, o que é necessário para se destacar nesse mundo e como poderíamos tirar as ideias do papel de forma mais sustentável e prática. Além disso, foi nos proposto realizar uma planta do comércio e construir uma maquete com base no layout digital, destacando cada ambiente da possível sala comercial”, Agatha Schaab, 18 anos, Keyne Hoffmann, 17 anos e Isadora Züge, 17 anos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário