Geral
Escola do Moinho Velho recebe alunos americanos em Dois Irmãos
Dois Irmãos – Inglês com americanos, foi o que os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro, do bairro Moinho Velho, vivenciaram na manhã de segunda-feira (12).
Durante os períodos da disciplina de Língua Estrangeira Inglês, as duas turmas da 29 de Setembro realizaram conversação com 14 americanos, moradores da cidade de Cleveand, no estado de Ohio, que estão visitando Dois Irmãos.
Organizados em duplas, os alunos brasileiros conversam com uma dupla ou trio de americanos, por meio de perguntas e respostas sobre diversos temas, como família, hobbies, animais e esportes.
A professora de Inglês, Simone Closs Hoerlle, considera positiva a experiência. “Para a maioria dos alunos é o primeiro contato com americanos e eles perceberam que têm capacidade de se comunicar em outro idioma”, destacou Simone.
Recepcionados pelo Pastor da Igreja Ministério Bíblico de Dois Irmãos, Randal Richner, os estadunidenses chegaram na cidade no último sábado (10). Eles são alunos do Hig School, o ensino médio americano, e ficarão uma semana no Brasil.
Randal, que também é norte-americano, mas reside no Brasil há 27 anos, atua no projeto Life Center em Dois Irmãos. Ele conta que os students [estudantes] estão pela primeira vez no Brasil, vieram para cá com recursos próprios, irão atuar na comunidade, desenvolver relacionamentos e exercitar o português. “Estou surpreso com a interação dos jovens”, revelou Randal.
O líder do grupo, Ryan Adkins, falou sobre as primeiras impressões do Brasil. “Tem sido ótimo conhecer as pessoas daqui e ver o ânimo dos meus colegas e dos brasileiros. Também já tive a experiência de jogar vôlei e futebol, e me disseram que joguei muito bem”, conta ele.
Os jovens, que estão hospedados em um hotel em Dois Irmãos, já jantaram em uma pizzaria e almoçaram numa churrascaria na cidade, irão voltar na Escola 29 de Setembro amanhã, para conversar com os alunos do 8º e 9º ano.
A vice-diretora da 29 de Setembro, Rosmery Ceconi, avalia positivamente a visita. “É uma imersão na cultura americana que eles acabam conhecendo durante a conversação”, revela a vice-diretora.