Geral
Escola Primeiro de Maio, de Nova Petrópolis, completa 65 anos de história
Colégio fica na Vila Germânia e está sempre engajado com as pautas da comunidade
Por: Gian Wagner
Nova Petrópolis – A escola estadual Primeiro de Maio, de Nova Petrópolis, comemorou 65 anos de história no último mês. Foram inúmeras atividades para comemorar a data, praticamente todas realizadas em abril, em toda a escola.
Aos 65 anos, a Primeiro de Maio é uma escola que construiu tradição no município. Ela fica na Fazenda Pirajá (Vila Germânia) e atende quase 400 alunos que estudam desde o 1º ano do fundamental até o 3º do ensino médio. O corpo docente é formado por 27 professores e, para auxiliar toda a turma, são seis funcionárias.
A diretora da escola, Elen Cristina Wedig Raimann, acredita que um dos principais sucessos da escola é a proximidade com a comunidade. “Quanto mais próximo a família está da escola, mais o aluno se sente pertencente e nós [da escola] procuramos fazer essa aproximação para isso”, explica a diretora. Elen afirma que esse vínculo entre comunidade escolar e a comunidade moradora do bairro ajuda o aluno aprender melhor, melhora o bem-estar, reforça a autonomia do aluno e o cuidado com a escola.
CIDADE EDUCADORA – A escola faz parte do Projeto Cidade Educadora. Para a diretora, isso reforça os cuidados dos alunos com o bairro onde vivem. “O bairro é um dos elos entre a casa e a comunidade, é um vínculo muito forte”, explica. “Nós fizemos um trabalho de ligação e aproximação da escola com a comunidade onde todos aprendam a cuidar, não só da escola, mas de todo bairro”.
Uma das atividades mais recentes realizadas pela escola foram as visitas do ‘Lixo Zero’. Foram mais de 60 visitas realizadas no final de abril durante uma caminhada. O evento contou com a participação de 18 alunos e a presença do prefeito municipal. “Divulgamos nosso próximo encontro que acontecerá no dia 28 de maio em que terá como assunto principal o tema ‘Lixo Zero’, além de explicar aos moradores a campanha de coleta de materiais já realizada na escola e a importância do descarte correto para o meio ambiente”, informou a escola ao publicar as fotos das visitas.
Pequenas ações, grandes mudanças
São nas pequenas ações que ocorrem grandes mudanças. É nisso que acredita a diretora que lidera a Primeiro de Maio. “Eu olho para os alunos e sempre penso que ali estão as pessoas que podem fazer a diferença. Procuramos grandes diferenças, mas são de pequenas em pequenas ações que podemos fazer grandes diferenças. É nisso que focamos, no cuidar do aluno, na aprendizagem, nos valores, nos ensinamentos, na integração da comunidade com a escola. Queremos transformar e deixar um legado muito bonito”, revela.
Rifa de aniversário
Entre as ações comemorativas, foi realizada uma rifa com 65 prêmios, em alusão aos 65 anos comemorados pela escola, fundada em 1957. A rifa contou com prêmios em sua maioria doações da comunidade.
Dia da Terra
No Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, os alunos realizaram atividades lúdicas na própria escola. As ações costumam ser publicadas no Facebook da escola e assim a comunidade pode acompanhar as atividades realizadas na e pela escola.
Visitas e palestras
O patrono da Feira do Livro deste ano, Gaudêncio Terra, já visitou a escola esse ano para falar sobre diversidade e inclusão. A cooperativa Sicredi também fez parceria com a Primeiro de Maio e ofereceu palestra sobre educação financeira.