Conecte-se conosco

Geral

Escola Tiradentes de Morro Reuter é destaque em nota no IDEB

20/08/2024 - 16h43min

Escola obteve a 4ª melhor nota entre estudantes do 9º ano

por Bruno Wingert

 

Diretora, Márcia Sparemberger e o coordenador Eduardo

A escola municipal Tiradentes, de São José do Herval, em Morro Reuter, obteve a quarta melhor nota entre estudantes do 9º ano no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023/24 entre todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Principal índice da qualidade da educação básica no Brasil, a avaliação do governo federal é realizada a cada dois anos e leva em conta o resultado de provas de Matemática e Língua Portuguesa, além da taxa de aprovação dos estudantes.

A pontuação da instituição foi de 7,1, enquanto a média gaúcha foi de 6. Consideradas apenas as escolas da rede municipal, a nota da Tiradentes foi a terceira melhor do estado.

Escola realiza um trabalho no contra turno que ajuda no desenvolvimento dos alunos

Educação tratada com firmeza e acompanhamento

Em entrevista ao Jornal O Diário, a diretora Márcia Sparemberger e o coordenador Eduardo, ressaltam o trabalho realizado pela escola e a dedicação dos alunos com o estudo. “Sempre sabíamos que estávamos bem, tratamos nossa educação com firmeza e acompanhamento. Nunca tivemos como provar isso, mas com essa prova veio para nós aquilo que a gente via no dia a dia. Os alunos conseguiram focar na avaliação. A prova não é só uma questão de saber fazer, e sim de prestar atenção”.

“Essa turma que realizou a prova e conquistou o resultado, nós realizamos um trabalho diferenciado já na época da pandemia. Quantos nós mesmos levamos as atividades até as casas dos alunos. Mesmo com as restrições, os alunos continuaram aprendendo. Essa atividade ajudou muito para atingirmos esses resultados”.

Alunos da escola durante atividades em sala de aula

 Motivos dos resultados da escola

A diretora cita um diferencial da escola para atingir os resultados. “Acredito que seja diferente é o respeito que temos por eles, os alunos têm voz, e a educação deles com todos os profissionais da escola. Precisa-se respeitar todo mundo, e assim a relação fica saudável e positiva para o ambiente. Acho que aqui também eles se sentem acolhidos, o que é muito positivo. Estou há 8 anos como diretora, a escola passou por mudanças, mas sempre manteve suas raízes”.

“São vários motivos para atingirmos esse resultado, o trabalho realizado junto aos pais, com atividades no contra turno, também fazem total diferença na educação dos estudantes. Isso ajuda muito no desenvolvimento e melhora o resultado final. Estamos muito contentes por esse resultado. Somos uma escola do interior, e a escola é valorizada pelas famílias. Os alunos se sentem bem em estar aqui, o que é fundamental para a educação e o desenvolvimento deles”.

Aula de dança é realizada no contra turno

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.