Geral
Escolas recebem projeto “Respeito, isso me Pertence!” para debater temas como violências e drogas
Dois Irmãos – Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, através do Centro de Atendimento Psico Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, estão desenvolvendo o projeto “Respeito, isso me Pertence!” nas escolas da rede municipal de Dois Irmãos, desde a última segunda-feira, dia 21. Segundo a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Ivete Rambo, o projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater as violências de gênero e uso das drogas, e nada melhor que trabalhar a prevenção. “Nas escolas apresentamos os serviços de proteção que são oferecidos em Dois Irmãos. Retornaremos nestas escolas para conversar com estes alunos em forma de “bate papo”, além de responder as perguntas, sugestões, dúvidas ou mesmo angústias que eles gostariam de saber e de que forma nós, profissionais, podemos contribuir com eles. Os questionamentos serão colocados em uma caixinha de papelão que deixamos com a turma no primeiro encontro”, explica Ivete. Integram o projeto, além da coordenadora Ivete, Adriana Krug e Carmen Royer, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvana B. Klein e Denise Frey, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e Isadora Estrazulas, do Centro de Atendimento Psico Social (CAPS).
“A educação é um fator fundamental para a prevenção e erradicação da violência, por isso, acreditamos que a escola tem papel fundamental na desconstrução da violência. Ao levar o conteúdo para as escolas objetiva-se trabalhar a formação de uma nova consciência com os jovens, torná-los cidadão com novos comportamentos e verdadeiros agentes transformadores da sociedade”, conclui Ivete.
O projeto foi iniciado na última segunda, 21, na Escola Arno Nienow, no Bairro Navegantes, com os alunos do 6° ao 8°ano, que contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maria Maldaner. Já nesta quarta-feira, dia 23, a intervenção aconteceu na Escola Felippe Wendling, no Bairro Bela Vista, com os alunos do 7°, 8° e 9°ano. No dia 28 de maio, é a vez dos alunos do 6° e 7°ano da Escola Paulo Arandt, do Bairro São João, receberem as profissionais. E no dia 29 de maio, as turmas do 7°e 8°ano da Escola Primavera, do Bairro Primavera.
Leia mais:
Secretaria de Saúde oferece Curso de Gestantes nas UBSs dos Bairros Primavera e Bela Vista
Em busca de melhorias para a segurança pública de Ivoti
Recepcionistas das Unidades de Saúde recebem treinamento de humanização e acolhimento