Geral

Escuta protegida de crianças e adolescentes é tema de seminário em Nova Petrópolis

12/04/2023 - 14h35min

Seminário aconteceu no auditório da Sicredi, em Nova Petrópolis (CRÉD. ADRIANA RABASSA / PMNP)

Encontro reuniu profissionais da Rede de Proteção Social da Região das Hortênsias

Nova Petrópolis – O auditório da Sicredi Pioneira sediou na terça-feira, dia 11, um seminário regional que reuniu os profissionais da Rede de Proteção Social. O evento tratou da escuta protegida e especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, e teve a presença de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil, além das prefeituras da região.

Abrindo as apresentações e acompanhada do vice-prefeito Martim Wissmann, a coordenadora especial de Políticas para a Saúde Mental de Nova Petrópolis, Carina Correa da Silva, falou sobre a experiência de Nova Petrópolis com o trabalho realizado em rede. O promotor de Justiça de Nova Petrópolis, Charles Martins, relatou a atuação do Ministério Público.

A ESCUTA PROTEGIDA – Ao longo da tarde, três profissionais técnicas da rede de proteção se revezaram para abordar a escuta protegida e especializada das crianças e jovens que vivenciam ou sofrem violências. A assistente social e servidora do judiciário gaúcho, Marleci Hoffmeister, abordou o depoimento especial e a escuta protegida, reconhecendo a necessidade da proteção das vítimas, sem que precisassem reviver a experiência ao contar diversas vezes sua história.

Marleci também destacou as regulamentações pelas quais a legislação passou para ter uma aplicação que gerasse o menor dano possível à vítima. Também destacou que os profissionais precisam atuar de acordo com as suas atribuições, dando os encaminhamentos necessários, por se tratar de um sujeito com direitos, que precisam ser garantidos, por isso a necessidade de que a escuta seja feita por um assistente social ou psicólogo. Além de profissionais das áreas de assistência social, saúde e educação de Nova Petrópolis, também participaram representantes de Gramado, Picada Café e Linha Nova.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário