Geral

ESPECIAL 67 ANOS: Registros de turismo em Nova Petrópolis são mais antigos que a própria emancipação

02/03/2022 - 11h07min

Torre de Informações recepciona os visitantes na entrada da cidade
Editorial: Por Gian C. Wagner

Nova Petrópolis e turismo e estão diretamente ligadas. Antes mesmo de Nova Petrópolis ser município, data que comemoramos com este especial, o turismo já se fazia presente. Talvez os fundadores do Grande Hotel Seibt e do Hotel Kehl nem conhecessem o termo “turista” quando estes empreendimentos surgiram, na década de 1930. Os visitantes naquela época eram chamados de veranistas, pois remetia a estação que levava os moradores da região metropolitana para a Serra.

1930 pode ser considerada a década que o turismo nasce em Nova Petrópolis. Porém o setor foi um ‘nenê’ por muito tempo. Começou ganhar notoriedade no final dos anos 1950, quando já era um município, e foi realmente incentiva do a partir dos anos 1970. Na metade dos anos 80 é criada a Aldeia do Imigrante e, neste momento, o turismo começa a fazer parte do dia-a-dia da cidade. Logo chegaram os anos 1990 e o Festival de Folclore, que já existia desde o início dos anos 70, já se tornava gigante. O Ninho das Águias, a feira das malharias, o surgimento de restaurantes e variados tipos de empreendimentos foram reafirmando que Nova Petrópolis nasceu para o turismo.

Hoje quem fala Nova Petrópolis pode até lembrar do cooperativismo da Sicredi ou dos produtos Piá, mas em primeiro lugar nas lembranças vem os destinos turísticos, da beleza natural e da receptividade que só quem visita Nova Petrópolis é capaz de encontrar. Não é à toa que a cidade é tão querida pelos viajantes e o município está sempre trabalhando para que o turismo siga cada vez mais em evidência. E não falo o município como Prefeitura apenas, mas os moradores, trabalhadores, empresários. Todos participam para tornar Nova Petrópolis ainda melhor.

Esse suplemento é uma pincelada do que a cidade tem a oferecer àqueles que visitam e, até mesmo, aos que moram em Nova Petrópolis e ainda não conhecem todos os encantos espalhados pelos quatro cantos desta terra abençoada. Temos opções naturais, gastronômicas, boêmias, de aventura, de descanso. É uma infinidade. Para Nova Petrópolis e todos que vivem na cidade, desejo feliz 67 anos. A você, que lê este caderno especial, desejo uma ótima leitura.

 

Sair da versão mobile