Geral

ESPECIAL 67 ANOS: Um diferencial chamado ‘Germanidade’

02/03/2022 - 11h45min

Eventos como a Páscoa promovem a visitação turística e fomenta o comércio local

Música, arquitetura, culinária e danças típicas são alguns pontos que tornam Nova Petrópolis um lugar especial de se conhecer

Quando os alemães chegaram para colonizar as terras do novo mundo, nem sonhavam que deixariam tantas marcas na história e que essas marcas seriam preservadas e apresentadas para o mundo tanto tempo depois. Os costumes como a música e a dança típica, as festas como o kerb e a oktoberfest, jogos de bolão e tiro ao alvo, e, claro, a arquitetura histórica da cidade, dão a Nova Petrópolis o diferencial da “germanidade”.

Marcos Alexandre Streck é o presidente da Acinp

Germanidade é uma forma de chamar o conjunto de características trazidas pelos imigrantes alemães. Pelo dicionário, não é este o significado. Mas até mesmo padre Theodor Amstad (1851-1938) usou o termo em um livro de 1924 que fala do centenário da imigração alemã. Muitos outros textos usam deste termo ao referir-se a algo germânico.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Marcos Alexandre Streck, acredita que esse diferencial é a essência do município. “Nós entendemos que Nova Petrópolis tem uma essência diferente. Essa essência é muito baseada nesta germanidade, na cultura, na arquitetura, nos costumes”, explica. “E por isso acreditamos que é preciso trabalhar o que a cidade tem de melhor a oferecer, e nosso grande diferencial para as outras cidades turísticas da região é essa germanidade”.

SER DESTINO – O Departamento de Turismo da Acinp é o único que tem uma espécie de orçamento próprio para promover ações em prol do setor. “Temos muitas ações e iniciativas para realmente fortalecer e fomentar o crescimento das empresas voltadas ao turismo”, explica Streck. “O foco principal hoje é o Turismo e o comércio ligado ao turismo, não só a rede hoteleira e a gastronomia, mas também o comércio em geral que se beneficia quando a cidade está cheia”.
Para isso, a Acinp atua para que a cidade seja cada vez menos ‘de passagem’ e cada vez mais escolhida como destino-final. “Queremos que o turista se sinta bem aqui, acolhido e que tenha opções de o que fazer. O pessoal precisa vir e ficar, não só passar ou só passear”, disse o presidente.

MAIS EVENTOS = MAIS TURISTAS

Teilor Jung é o presidente da CDL de Nova Petrópolis

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Petrópolis, Teilor Jung, acredita que o fomento aos eventos é capaz de aumentar o número de visitantes na cidade e, com isso, influenciar positivamente na economia local. “Precisamos lembrar do turismo, pois boa parte da nossa economia gira em função do turista, direto ou indiretamente, que acaba passando ou mesmo ficando em nossa cidade, com isso impulsionando vários setores, gerando emprego”, disse. “Nós da CDL queremos fortalecer esse seguimento, pois achamos que é uma forma de gerar mais riqueza ao nosso município, com mais eventos acontecendo, mais turistas vão estar frequentando a cidade e com isso vai fortalecer o nosso associado”, conclui o presidente que parabeniza a cidade pelo aniversário. “Parabéns a Nova Petrópolis, que sabe encantar as pessoas, com a sua cultura, gastronomia, hotelaria e comércio em geral”.

Sair da versão mobile