Geral

ESPECIAL 67 ANOS: Uma Secretaria aberta ao trade turístico e à comunidade

02/03/2022 - 11h34min

Secretaria fica ao lado do Labirinto Verde, junto à Praça das Flores (CRÉDITOS: Gian Cristiano Wagner)

Rodrigo Santos, secretário da pasta, aposta nas parcerias para o desenvolvimento do setor

Secretário Rodrigo Santos aposta nas parcerias para levar mais turistas a Nova Petrópolis

O turismo cresce em Nova Petrópolis desde que o município tinha apenas quatro anos. O primeiro passo para isso foi dado lá em 1958, quando foi criado o primeiro Conselho Municipal de Turismo em uma proposta assinada pelo então prefeito Lino Grings. O Conselho, que foi reativado há alguns anos, junto com uma Governança formada por membros da Secretaria, Acinp, Prefeitura e Sicredi, tomam hoje discutem as propostas em conjunto. “As decisões dentro da pasta passam por essas entidades, fizemos as ações de forma bem transparente. Isso facilita muito”, avalia o secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Rodrigo Santos. O evento Sabores da Colônia é outro case. Ele envolve os produtores rurais e contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis. “Queremos fazer eventos em parcerias com quem tem no hall nos setores”, explica Rodrigo.

Outra ação importante que tem sido desenvolvida desde o ano passado é a marcação de presença nas agências turísticas do Estado. Somente em 2021 foram visitadas cerca de 120 agências de viagens e turismo. Em fevereiro deste ano o número chegou a 130. “Nós nos sentamos com eles (agência) e apresentamos os nossos atrativos, nossa hospitalidade. Tudo que o município tem para o visitante”, conta o secretário. “Nos surpreendemos que neste raio de 300 quilômetros (no qual se enquadra o turismo regional) de dez atrativos de Nova Petrópolis, as pessoas conhecem apenas uns quatro. O Labirinto Verde, a Praça das Flores, o Parque Aldeia do Imigrante, e esse eles conhecem de antes da concessão, nem conhecem como está agora”, conta Rodrigo. Tem um ou outro que sabe ou do Ninho das Águias, ou do [Parque] Esculturas [Pedras do Silêncio] ou da Cervejaria, o Zaandam também aparece muito. Assim começamos a conhecer um pouco sobre nós mesmos, como se posicionar”, explica o secretário.

 

AMADURECIMENTO DO EMPRESÁRIO
Outra conquista do setor que é comemorada pelo secretário é o amadurecimento dos empresários num sentido de ter maior comunicação entre os próprios empreendimentos. No final do ano já haviam acontecidos situações em que, quando um cliente chegava a algum estabelecimento que estava cheio, normalmente em hotéis, o empresário já procurava algum outro colega da rede hoteleira para encontrar uma vaga para o visitante. “É esse tipo de atitude que a gente precisa. Essas coisas todas têm nos colocado em uma vitrine muito legal”, comemora o secretário.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário