Destaques
Espetáculo do Thiltapes será apresentado em turnê pelo Paraná
Dois Irmãos – A Curto Arte está fazendo uma turnê entre 17 e 25 de abril pelo oeste paranaense, com o espetáculo “Thiltapes, a Caçada Final”.
De acordo com Carlos Alberto Klein, as apresentações ocorrerão todas as noites, iniciando por Entre Rios do Oeste e Marechal Rondon (cidade do falecido humorista Willmutt), depois seguindo por cidades próximas até encerrar em Medianeira. A turnê passará por cidades importantes do Estado, como Santa Helena (um dos maiores complexos de praias artificiais) e Toledo, terra da Sadia e da Cerveja Colônia.
Com 26 anos, sediada em Dois Irmãos, tem muito orgulho de sua trajetória na cultura, conquistando vários prêmios e o prestígio do público. No decorrer deste período a marca Curto Arte se consolidou através de parcerias, bons espetáculos e pelo resgate e valorização da cultura alemã. Além das apresentações, a forte atuação na produção de eventos colabora para o amplo acesso às comunidades de todo o estado do Rio Grande do Sul aos espetáculos do grupo. Com intuito de fomentar a divulgação da Companhia para outros estados, inicia-se em 2018 a turnê para o Paraná. A peça “Thiltapes, a Caçada Final” surge a partir de pesquisas realizadas por Carlos Alberto Klein, que levou em consideração relatos de imigrantes alemães, livros e filmes que serviram de base para o projeto Raízes – visando buscar a identificação com a etnia alemã e seus costumes – através do qual, foram estruturados espetáculos como “A Sapataria”, “Natal na Colônia”, “Esperando o Thiltapes” entre outros.
QUEM É O THILTAPES
Segundo relatos, o Thiltapes é um animal imaginário, utilizado pelos imigrantes para pregar peças nas crianças ou recém-chegados às comunidades, a ideia da caçada era deixar o tempo passar e se divertir com a inocência dos caçadores novatos em acreditar na aventura. Com o passar do tempo a caça ao bicho foi sendo esquecida e é neste aspecto que o Projeto Raízes ganha força, conectando as novas gerações às histórias, lendas e tradições de seus antepassados.
Miro e Nêne, interpretados por Cristiano Luis Schenkel e Odair Weisheit são amigos inseparáveis e representam os últimos caçadores de Thiltapes do momento. Enfrentando muitas mudanças na colônia seu Edwino, pai de Nêne – interpretado por Carlos Alberto Klein –se esforça para continuar vivendo na colônia e ter mais renda com a agricultura familiar para garantir a formação acadêmica dos filhos: Tereza e Nêne. A diversão é garantida pelo trio que representa muitas situações cotidianas da vida na colônia.
AGENDA PELO PARANÁ
Ao todo serão nove cidades irão receber o espetáculo “Thiltapes, a Caçada Final”.
Dia 17 o espetáculo será em Entre Rios do Oeste, dia 18 em Marechal Cândido Rondon, dia 19 em Pato Bragado e dia 20 em Mercedes. Dia 21 será em Toledo, dia 22 em Quatro Pontes, dia 23 em Santa Helena, dia 24 em Nova Santa Rosa e dia 25 em Medianeira.