Geral
Espetáculo Natal Cooperativo celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil
Edição apresentou novidades com programação iniciando à tarde com música, dança e espetáculo de luz e som
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O Natal Cooperativo reuniu centenas de pessoas na Linha Imperial, em Nova Petrópolis, no domingo (01/12). O espetáculo especial “Os 7 Anjos e o Menino de Buch” prestou homenagem aos 200 anos de imigração alemã no Brasil. Esta edição trouxe novidades. A programação iniciou à tarde e teve música, dança e espetáculo de luz e som. O evento, que ocorria ao ar livre, foi realizado no Pavilhão da Igreja Católica de Linha Imperial, e o encerramento contou com uma apresentação de luz e som, substituindo o show de fogos.
As atrações começaram às 16h, com os alunos da Escola Padre Amstad, a Banda Marcial, Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e o Coral Tom de Mulher. À noite, na apresentação especial, subiram ao palco pessoas da comunidade da Linha Imperial e arredores para a encenação “Os 7 Anjos e o Menino de Buch”. Dança, canto coral e teatro fizeram parte do espetáculo que celebrou os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
A apresentação ressaltou momentos da história, narrados por integrantes do CTG Pousada da Serra, do Grupo Böhmerland, os Cavaleiros do Piquete de Linha Imperial, e moradores que fazem parte de corais da Linha Brasil, Linha Imperial, Bairro Piá, Nova Colônias e Linha Araripe.
Espetáculo e cooperativismo
O Natal Cooperativo é uma iniciativa da Casa Cooperativa Nova Petrópolis para celebrar a integração entre o espírito cooperativo e religioso do Natal. Em todas as edições, o espetáculo traz o número 7 em seu nome, uma alusão aos Sete Princípios do Cooperativismo: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação, e interesse pela comunidade.