/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Está proibido acesso à Cascata São Miguel, em Dois Irmãos

15/01/2020 - 16h23min

Atualizada em 16/01/2020 - 11h32min

Dois Irmãos – Além de operações policiais para impedir que veículos sejam estacionados de forma irregular às margens da Cascata São Miguel, em Dois Irmãos, o trecho também está sendo pauta do Ministério Público e Prefeitura. Nesta temporada de verão, não há mais autorização para as pessoas acessarem a cascata. Quem insistir, estará cometendo o crime de invasão de propriedade. No acesso à ela, pela estrada que faz divisa entre Ivoti e Dois Irmãos, foi instalada uma cancela de ferro, por orientação do Ministério Público. Porém, as pessoas estão arrebentando o cadeado e acessando o local para chegar próximo da queda da água.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente, Alan Kuhn, explica que a maior parte da área da cascata é de propriedade particular e está em recuperação ambiental. No trecho da queda da água, anterior à ponte de madeira, pertence à Usina Hidrelétrica e, após a ponte, é de propriedade privada. “No trecho às margens da queda da água, cercamos toda a área privada e fomos orientados pela promotoria a plantar 180 mudas de árvores nativas. Além de ser área privada e em recuperação, ressaltamos que é um risco para quem insiste em ir ao local. Todo trecho da cascata é impróprio para banho e não dizemos isso pela qualidade da água, mas pelo perigo de acidentes e afogamentos. São trechos com pedras, buracos e de alto risco”, explica Alan.

SEM DIVULGAÇÃO DO LOCAL

Também por orientação do Ministério Público, as Prefeituras de Dois Irmãos e Ivoti retiraram placas que orientavam o caminho para chegar até a cascata, assim como o local não aparece mais em folder de divulgação. “Tudo foi retirado”. Outro grande problema é com o lixo deixado pelos banhistas ou de trabalhos feitos à beira do rio. Sempre em sextas-feiras, a Prefeitura precisa percorrer a cascata para limpá-la. “E toda semana é recolhido muito lixo. É lamentável”, diz Alan. O cercamento feito recentemente na parte que faz divisa com Ivoti já havia sido colocado em prática na parte superior da cascata.

Sair da versão mobile