Geral

Estância é sede da guarda de honra da Chama Crioula e distribui centelha para 12 municípios da região

10/09/2022 - 15h41min

Estância Velha – Os tradicionalistas e a comunidade estão orgulhosos do papel exercido pelo município em 2022 nos dias que antecederam e na Semana Farroupilha. Estância Velha foi escolhida pela 30ª Região Tradicionalista para ser a cidade sede da guarda de honra da chama, a centelha foi distribuída para 12 cidades da região, entre as quais estão Campo Bom, Novo Hamburgo, Morro Reuter, Dois Irmãos e Lindolfo Collor. A distribuição da Chama Crioula ocorreu na manhã deste sábado, dia 10, no CTG Estância do Campo Grande, no bairro Campo Grande. De Estância Velha.

Tradição – O evento, que reuniu diversas autoridades e tradicionalistas, também marcou o início dos festejos da Semana Farroupilha no município. As comemorações seguem até o próximo dia 20 de setembro, quando está previsto o desfile na avenida Presidente Vargas alusivo à data, com a participação das quatro entidades tradicionalistas locais, entre outras atrações.

Nunca se apague – Antes da distribuição da chama, que é um símbolo da tradição gaúcha, autoridades falaram ao público que prestigiou a solenidade. O vice-prefeito e secretário de Obras, Airton Haag, falou sobre a importância de manter viva a tradição gaúcha. “Nós, aqui em Estância Velha, além de estarmos trabalhando muito para entregar melhorias à cidade, também estamos investindo em cultura. Ou seja, a gente também trabalha para que essa Chama nunca se apague”, colocou.

AGE – O presidente da Associação Gaúcha Estanciense (AGE), Vilson Rauber, lembrou que as ações relativas à Semana Farroupilha iniciaram tão logo a Chama Crioula chegou ao município. “Desde o final de agosto, mais de 2.000 crianças passaram pelos galpões da cidade e conheceram um pouco da história do nosso Rio Grande, do simbolismo da Chama Crioula, e da nossa cultura tradicionalista”, disse. Desde o dia 25 de agosto, a administração organizou visitas de alunos de escolas municipais aos CTGs.

30ª Região – Já o presidente da 30ª RT do MTG/RS, Carlos Alberto Moser, agradeceu a Administração pela organização e empenho como cidade sede da guarda de honra da Chama Crioula, e também valorizou os cavalarianos que buscaram a chama em Canguçu no mês passado. Por fim, falou do orgulho de ser tradicionalista. “Nossa cultura mexe com o coração e o sentimento, e é por isso que essa tradição nunca vai deixar de existir”, colocou.

 

 

(Crédito: PMEV

AGE)

Sair da versão mobile