Geral
Estância Velha: Antônio Worst é reeleito com recorde de votos
Por Geison Concencia
Estância Velha – Antônio Worst (PL) foi reeleito à Câmara de Vereadores, com uma soma significativa de votos nessas eleições, tendo contabilizado 1943 votos. Na última eleição, quando entrou no Legislativo, ele fez 672, quando ainda era candidato do DEM, ficando em quinto, à época. Passados quatro anos, ele retornou ao pleito, como um dos personagens políticos mais influentes do município. Ele superou a marca de Otávio Luft, que já foi candidato a prefeito e era considerado uma das figuras favoritas em termos de votos.
O candidato estava otimista com relação às eleições, mas não esperava o resultado final, que o colocou no topo da lista de mais votados. “Obviamente, não esperava tantos votos, até porque o mais votado vereador da história tinha feito 1.500. Eu esperava uma boa votação, mas não 1.943 votos. A expectativa era um pouco mais do que a metade disso”.
Para o vereador reeleito, o resultado nas urnas se deve a uma cadeia de fatores, que passam da atuação ao longo dos últimos quatro anos e apoios certos feitos com deputados e lideranças. “São todos os fatores que elevam a pessoa a ser votada, tanto é o trabalho, quanto a forma de atender as pessoas, além do partido e o número certo. Os apoios certos. Eu tive apoio dos deputados federais mais votados. Estive bem cercado de pessoas muito boas, lideranças positivas. Tudo isso contribuiu. O mandato em si foi muito propositivo, pois busquei atender o máximo de demandas possíveis, contribuí com projetos de lei e fui um vereador muito presente”.
Conquistas na segurança foram apontados como fator-chave
Das principais conquistas elencadas por Worst, o investimento direto em segurança pública, a garantia legal da exigência de exame psicológico para guardas municipais aprovadas em concurso, e também para conselheiros tutelares eleitos, foram conquistas muito populares. “Isso foi muito positivo. A minha postura na Câmara é uma postura independente, que era de apoiar o governo no que tem que ser feito, abraçar a causa do município e nunca abrir mão de fiscalizar e cobrar o governo naquilo que precisa ser cobrado e fiscalizado. O governo realmente cometeu os seus deslizes e a Câmara precisa se posicionar, ela não pode ser omissa”.
Para os próximos quatro anos, Worst destaca que pretende dar continuidade em sua relação com o eleitor, propondo um diálogo aberto com as pessoas e sendo uma voz ativa na Câmara.
Entre os projetos que pretende trabalhar enquanto vereador, o teto de gastos do município está entre suas prioridades. “Uma proposta que gostaria de ter emplacado já no mandato passado é colocar um teto de gastos no município, garantindo que o prefeito mantenha os investimentos mínimos e não extrapole um teto que seria o gasto no ano anterior, mais a inflação no máximo, para manter uma austeridade fiscal e um governo responsável. É uma medida que eu sempre gostei de vê-la e também quero lutar por uma escola cívico militar. Meu foco vai ser escola cívico militar”.
Dos projetos já apresentados durante os quatro anos, os canais de ouvidoria da Prefeitura foram apontados como uma forma de melhorar a comunicação entre Prefeitura e população. Essa lei, de sua autoria, diz respeito a obrigação da Prefeitura em fixar, nos locais de atendimento, os portais de ouvidoria, para que a população tenha acesso à ouvidoria da prefeitura. “Isso faz com que a população tenha cada vez mais acesso à qualidade do serviço público. É uma forma mais transparente da Câmara cobrar qualidade, e garantir um serviço público de qualidade para o executivo, legislando com qualidade e também respeitando o poder executivo e não permitindo que ele se aceda.”
“O meu desempenho eu posso avaliar pelo julgamento que recebi da população. Ser o vereador mais votado da história da cidade realmente é um julgamento de um mandato muito positivo. Eu acho que o que mais tem de positivo foi a captação de recursos para contemplação de projetos”.
Emendas com aplicação imediata
Sobre a captação de recursos, o vereador de PL comenta que foram essenciais para seu mandato. Mas ressaltou que buscou valores que pudessem ser aplicados de maneira eficaz e dentro das demandas da cidade. “Acho que o que mais tem de positivo foi a captação de recursos para contemplação de projetos. Não busquei emendas vazias, aquelas emendas para preencher o cargo do município, mas para demandas que são pertinentes, como, por exemplo, na Guarda Municipal e de moradores que precisavam de pavimentação”.
- Antônio com a sua mãe, Ildaci
- Antônio e a candidata do PL, Maria Regina