Geral

Estância Velha: Colégio Arthur Konrath reestrutura laboratório

10/05/2022 - 11h28min

(Crédito: Leila Ermel)

Espaço conta com impressora 3D e capela de exaustão

 

Estância Velha – Os estudantes e professores do Colégio Luterano Arthur Konrath estão aproveitando muito a nova estrutura do Laboratório de Ciências. O espaço foi equipado com amplos armários, com uma capela de exaustão, impressora 3D e bancada com acentos para acomodar os estudantes. Para armazenamento seguro dos produtos, os balcões são devidamente trancados impedindo qualquer contato dos alunos a qualquer risco.

Planejado

O diretor Mauri Helbing destacou que esta era uma intenção existente há algum tempo, pois o espaço estava defasado. “Por isso decidimos investir nessa nova estrutura, proporcionar melhores condições de aprendizagem, incentivar pesquisas, também em virtude dos trabalhos da MostraCLAK e com o objetivo de formarmos parceria. Ele não é somente um laboratório para o colégio, mas para toda a comunidade”, destaca.

Municipal – A direção expôs a vontade de formar parcerias, principalmente com a Semec para que escolas da rede municipal possam agendar um horário e conhecer o laboratório e usufruiu da estrutura. O mesmo pode ser feito com empresas que queiram desenvolver algum trabalho ou demonstrar algum processo ou produto, “Somos a favor de manter parceria, de possibilitar que outras escolas e também empresas utilizem da estrutura para estudos e projetos”, destaca.

Estudos e parceria

A escola tem ampliado as atividades com os alunos e instigando a curiosidade em projetos de pesquisa científica. O professor de Ciências/Biologia, Aldrim Vargas de Quadros, trabalha há 13 anos na escola, e aguardava pela oportunidade desta reformulação. “Nosso laboratório ficou sensacional! É um local que pode atender não só alunos das disciplinas que abrangem a ciências da natureza, como também das demais áreas do conhecimento, isto é, um espaço multidisciplinar. Nesse espaço, todos os colegas podem utilizá-lo da melhor forma possível para intensificar o conhecimento aplicando ferramentas e/ou métodos significativos para o aprendizado de nossos estudantes.

“É gratificante ver nossos estudantes felizes com o nosso novo laboratório. Tenho convicção que esse espaço escolar contribuirá mais ainda para o despertar de futuros jovens cientistas e cidadãos fomentadores de conhecimento”, afirma Aldrim.

“São 13 anos aqui, sou o mais antigo dos professores da área de ciências da natureza (Biologia, Química e Física). Desde que entrei sempre usei o laboratório como espaço de aprendizagem, pois faz a diferença na vida estudantil dos alunos. Sempre será significativo e diferenciado para eles. O estudante nunca esquece as atividades propostas lá, é marcante! As aulas que são produzidas no espaço, fazem com que eles levem o aprendizado para casa comentando diretamente para pais e inclusive amigos”, acrescenta o professor.

 

Impressora 3D

Com a disponibilidade a impressora 3D, os estudantes estão na expectativa de realizar atividades, cursos, oficinas e talvez participar de workshops. “O objetivo é aprender e vislumbrar um futuro melhor, trabalhando com áreas e temas sustentáveis. Tenho certeza que a direção também está aberta para realização de parcerias com empresas, inclusive, promovendo atividades de pesquisa para nossa comunidade”, finaliza.

 

 

Por Leila Ermel

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário