Geral
Estância Velha é uma das finalistas do Prefeito Empreendedor 2022
Sebrae premiará os ganhadores do R$ no dia 19 de abril, na Fecomércio
Estância Velha – O município foi confirmado como finalista do 11º Prêmio Prefeito Empreendedor, reconhecimento do Sebrae. Em 2022, foram habilitados 90 projetos de gestores públicos municipais que incentivam políticas de promoção do desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, em suas administrações municipais no Rio Grande do Sul. Estância Velha inscreveu dois projetos e já configura entre os 43 finalistas estaduais.
Os vencedores do RS serão conhecidos em cerimônia marcada para dia 19 de abril, na Fecomércio. E depois participam da etapa nacional no mês de maio. A expectativa do prefeito Diego Francisco é a mais positiva possível, mas ainda não tem definição de qual categoria levou o município a configurar entre os finalistas. Na região de cobertura do Diário, Dois Irmãos também parte para a próxima etapa a nível estadual.
Avaliação – Os projetos passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle. Neste ano, os municípios puderam se inscrever nas categorias: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor.
Dois projetos inscritos
O município se inscreveu em duas categorias, desburocratização e empreendedorismo na escola.
Projeto 1 – Apresenta os avanços obtidos desde o início de 2021 na desburocratização de processos, por meio de um sistema online que visa assegurar um ambiente mais propício para o desenvolvimento. Portanto, no programa DesenvolvEV estão a Lei de Liberdade Econômica e a Lei de Incentivos para atração de empresas. Esses dois avanços de legislação estão em prática e podem ser utilizados pelos empreendedores. Além disso, ocorre ainda a adesão ao Susaf, que beneficiará as agroindústrias locais. Por fim, também ocorreram capacitações para empreendedores e iniciativas voltadas aos servidores públicos.
Projeto 2 – A Educação Transformadora visa iniciar a implementação da Educação Empreendedora no município. Nesta primeira etapa, são utilizadas ações como: Cooperativa Escolar; Transição ao mercado de trabalho para o Ensino Médio; Iniciação Científica; matemática financeira e o ecossistema da Educação Empreendedora. O objetivo da proposta é estimular o pensamento crítico, protagonismo, análise de problemas mais complexos e a busca por soluções por meio da Educação Empreendedora. Ao todo, 165 estudantes das escolas Anita Garibaldi e Otávio Rocha foram envolvidos e participaram das ações.
Por Leila Ermel