/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Estância Velha está em alerta com casos de suspeita de Dengue e Zika Vírus

06/05/2019 - 13h00min

Estância Velha – A expectativa é muito grande à espera dos resultados dos exames de quatro casos com suspeita de Dengue (3) e Zika Vírus (1), detectados na semana passada. A doença causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti pode ter atingido os moradores dos bairros União, Bela Vista, Campo Grande e Centro. Já foi coletado sangue das quatro pessoas com suspeita da doença e encaminhado ao LACEN/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, o único habilitado a fornecer o diagnóstico. Conforme Denise Teixeira, coordenadora da VISA – Vigilância em Saúde do município, o resultado dos exames leva aproximadamente 7 dias, então na terça ou quarta desta semana já se pode afirmar se a suspeita é positiva ou negativa. Os casos foram detectados nas Unidades de Saúde, que informaram a Vigilância. A averiguação do local num raio de 150m, em volta das residências suspeitas de ter o foco do mosquito foi concluída na sexta-feira, confirmando a existência de larvas e ovos do mosquito.

FISCALIZAÇÃO E CUIDADOS

A coordenadora da VISA apela para que a comunidade auxilie no combate ao mosquito da dengue. Um dos principais problemas encontrado pelas equipes de fiscalização é o acesso às residências. Os agentes de saúde são credenciados e andam muito bem identificados. Além disso, as pessoas podem ligar para a Vigilância e confirmarem a ação da equipe nos seus bairros, a fim de colaborarem para que nenhum foco se crie e o mosquito se prolifere. Vasos, bromélias, piscinas, pneus velhos e potes devem ser esvaziados, e até os potes de água dos animais devem ser higienizados de maneira a eliminarem os ovos do mosquito. Toda a rede de saúde do município está bem orientada para detectar os primeiros sintomas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

  • Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
  • Forte dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
  • Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras.
  • Extremo cansaço.
  • Moleza e dor no corpo.
  • Muitas dores nos ossos e articulações.
  • Náuseas e vômitos.
Sair da versão mobile