Geral

Estância Velha funda primeira cooperativa escolar a COOPANITA

25/08/2022 - 17h46min

Atualizada em 25/08/2022 - 17h46min

(Crédito: PMEV)

Estância Velha – As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de muitos alunos que há décadas acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas comunidades. Por isso, o Sistema Sicredi desenvolveu o Programa Cooperativas Escolares, pensando em ampliar as oportunidades de aprendizado dos estudantes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Com foco no desenvolvimento de quatro dimensões: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.

Cooperlândia – Dentro da proposta, desde agosto de 2021, os alunos participantes do programa estão realizando as missões da fase 1 do jogo “Cooperlândia”, que apresenta como objetivo principal a formação e fundação dos Conselhos Administrativo e Fiscal.
A última missão desta fase inicial – a Assembleia de Fundação – foi realizada esta semana na escola do bairro Campo Grande, com a criação oficial da Cooperativa Escolar Anita Garibaldi – COOPANITA. A Comissão de Fundação é orientada pela professora Sabrina Ritter Colombo, conta com a participação de 11 alunos, apresentando um total de 59 alunos sócios-fundadores. No evento de fundação foi aprovado o estatuto e realizado a eleição de diretoria e conselheiros da cooperativa.

Próximas etapas

A segunda fase do jogo inicia com novos desafios a cada encontro, onde envolve o cooperativismo, criação de um produto, aprendizado sobre prestação de contas, livro caixa, divulgação. Conforme a professora Sabrina, as fases são sempre uma surpresa e um novo desafio para os cooperados. “Vivenciamos um momento histórico para nossa escola e cidade. Sem dúvida, os aprendizados que já estão acontecendo desde agosto de 2021, continuarão e o trabalho pela proposta de cooperativismo vai transformar realidades”, relata a professora Sabrina.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário