Geral

Estância Velha: grupo promove capacitação para empreender em tempos de crise

22/05/2023 - 14h10min

Por Geison Machado Concencia

Estância Velha – Grupo 3E realizou a primeira palestra sobre empreendedorismo – como superar as adversidades em tempos de crise e o papel do empresário na execução de seus negócios. Evento aconteceu na noite de quarta-feira, dia 17, no salão de eventos da Exatus Contabilidade, no bairro União. O encontro tinha o propósito de levar capacitação e troca de experiências entre empresários de diferentes ramos, intermediado pelo empresário Manuel Santana.

Foram mais de 50 participantes, que ouviram dicas de como empreender. A palestra foi organizada pela 3E, ligado ao arquiteto Robson Wessner. “O evento não está ligado a uma igreja, mas, tem o foco de trabalhar com o grupo empresário evangélico. Fizemos isso devido a uma necessidade de mercado. As pessoas procuram, muitas vezes, o sobrenatural acontecer. Mas, as atitudes para o sucesso do negócio precisam estar sobre domínio do indivíduo. Claro, tem horas que o impossível precisa acontecer, porém, em 99% dos casos, precisamos nos capacitar para o mercado”, explica.

Robson também aponta que o momento é complexo, em função da retração de mercado. Para ele, este é o período certo para aprender e tirar da crise, os melhores momentos para alavancar. “Temos muitas pessoas com ampla experiência no mercado. Esses empresários sabem como lidar em situações difíceis, pois, algumas delas, já passaram por falência e souberam se reerguer. Elas trazem a experiência necessária de como suportar os momentos de crise”, disse Robson.

Avaliação dos empreendedores

O encontro da 3E possibilita, além de capacitação, o networking de empresas. Empresários da região aproveitam a ocasião para dividir experiências e gerar novas possibilidades de negócio.

O empresário Cesar Lorenzo, de 45, aponta momentos como os organizados pela 3E, como muito produtivos para quem empreende. Para ele, é fundamental, na vida de qualquer administrador de uma empresa, a busca por conhecimento e fortalecimento de relações de negócio. “Para nós, é muito importante agregar conhecimento. São momentos como esse, que os empresários acabam encontrando o networking necessário para ampliar os negócios. Isso tudo, é um aprendizado que lá na frente, reflete em vendas”, explica.

Lorenzo também destaca que o encontro de diversos líderes de empresas é um ambiente fértil para estabelecer novos negócios e parcerias estratégicas. “A conversa que temos nessas reuniões geram relacionamentos, que por sua vez, aumentam as possibilidades de lucro”, comenta Lorenzo.

Outro empreendedor que também manifestou a importância da reunião, foi Josué de Pires, de 43 anos. Segundo ele, um dos temas da palestra era a organização financeira, que para Pires, é essencial em qualquer negócio. “Não podemos deixar para o amanhã. O aprendizado deve ser aplicado imediatamente”, comenta Pires.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário