Geral
Estância Velha: hospital, valores, margaridas, especializado, aprovados, maioria e proteção
Leila Ermel – [email protected]
Hospital
Iniciou nesta segunda-feira, a reforma do segundo piso do Hospital Municipal. Nesta obra o antigo bloco cirúrgico será transformado em leitos de enfermaria, ampliando a capacidade de atendimento. Para que o projeto seja executado serão realizados alguns ajustes. Com isso, a administração, a rouparia e o alojamento de médicos serão, temporariamente, instalados em três contêineres, que devem chegar nesta terça-feira.
Valores
Para a realização desta etapa da reforma, o investimento será de R$ 247.693,10, com recursos do Estado, através de Consulta Popular 2018/2019. A Prefeitura espera que a obra esteja concluída no prazo de cinco meses.
Margaridas
Na terça-feira, data em que se destacou o Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil realizou a inauguração de nove Salas das Margaridas, entre elas na DPPA de Novo Hamburgo e na DPPA de São Leopoldo. Sobre esta inciativa da PC, o delegado de Estância, Rafael Sauthier, destacou que trará benefícios ao município, pois terão condições de atender os casos que ocorrerem fora do expediente normal da DP local. O evento que marcou a abertura deste espaço, voltado para atendimento às mulheres vítimas de violência, ocorreu virtualmente, com a presença da chefe de Polícia do RS, delegada Nadine Anflor, que destacou a importância do projeto.
Especializado
O mais interessante deste espaço é ser um local reservado e privativo, onde os atendimentos são realizados por profissionais especializados e treinados para lidar com a situação, com todas as esferas da Lei Maria da Penha. Em Estância Velha temos a Sala Lilás, inaugurada em 2019, a qual também tem a função de atender as mulheres vítimas de violência ou assédio no horário normal de expediente da Delegacia local, porém a abrangência das Salas das Margaridas é maior, tanto na estrutura quanto no horário mais amplo no atendimento. Isso com certeza repercutirá positivamente na região.
Aprovados
Foram aprovados três projetos de lei na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira. O primeiro diz respeito ao fundo pró-vacina já comentado aqui neste espaço. O segundo foi a prorrogação do prazo de vencimento do IPTU, em cota única com desconto de 20%. Agora o pagamento poderá ser feito até dia 10 de maio. Ambos foram aprovados por unanimidade.
Maioria
Já o terceiro PL foi aprovado por maioria, com votos contrários dos vereadores Antônio Worst e Décio Hansen. Ele trata sobre a aplicação de multa ao não uso ou uso indevido da máscara protetora fácil. A partir de sua promulgação por parte do Executivo, o projeto, também já citado aqui, primeiramente dará uma advertência ao morador. Caso seja flagrado novamente terá uma multa de 100 URMs, e reincidindo será multado em 200 URMs.
Proteção
E também no dia 8 de março, foi lançado o Projeto Mulheres Protegidas. Será um programa de proteção às mulheres vítimas de violência. Uma das ações será a criação do Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal. Ele será responsável pelo acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de agressões, ou aqueles que têm medidas protetivas. Futuramente, o projeto prevê uma casa de passagem para que as vítimas possam ter onde ficar até as decisões judiciais. Bela atitude da Administração e da secretaria de Administração e Segurança Pública.