Conecte-se conosco

Geral

Estância Velha inicia a “Operação Poste Limpo” em 2026

28/01/2026 - 10h23min

A Prefeitura de Estância Velha– por meio da Defesa Civil, reinicia na próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a “Operação Poste Limpo”. A iniciativa tem como objetivo garantir que as empresas de telefonia e internet removam fios excedentes e regularizem o alinhamento dos cabos, conforme as normas da RGE. Além de fiscalizar o serviço, a Defesa Civil também garante o descarte correto dos materiais retirados. A ação, realizada em formato de mutirão, está sendo realizada desde o ano de 2023, contemplando várias ruas do Município.

O trabalho que reúne todas as operadoras de telefonia e internet cadastradas na cidade inicia na Rua do Parque, bairro Bela Vista, nos dias 4 e 18 de fevereiro, encerrando no dia 4 de março. A etapa seguinte percorre a Rua Duque de Caxias, bairro Bela Vista, nos dias 18 de março, 1º e 15 de abril. Ainda no primeiro semestre serão realizadas as operações no bairro Rincão dos Ilhéus, nas ruas José Ataliba Torres e Av. 8 de Setembro, no bairro União, na rua Renato Robinson, e no Centro na rua Adolfo Mattes. Todo o cronograma de trabalho do grupo para o ano de 2026 já está definido.

 

Atendimentos de emergência

 

Para agilizar o atendimento de emergências, a Defesa Civil mantém um grupo de WhatsApp com representantes das operadoras, onde são repassadas ocorrências urgentes de fios caídos para rápida solução. “É um trabalho muito complexo, mas realizado em parceria entre Prefeitura, RGE e empresas prestadoras de serviço, já apresenta resultados positivos”, afirma o prefeito Diego Francisco. No Município, a organização e articulação é realizada por meio da Defesa Civil. “Fomos pioneiros no projeto, o que muito nos orgulha. Aos poucos vamos organizando e deixando nossa cidade mais bonita”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Kairo Campos.

 

Cronograma da operação no 1º semestre 2026

04/02 – Rua do Parque a partir do nº 44
18/02 – Rua do Parque (sequência)
04/03 – Rua do Parque (sequência)
18/03 – Rua Duque de Caxias a partir do nº 1167 (esquina com Rua Portão)
01/04 – Rua Duque de Caxias (sequência)
15/04 – Rua Duque de Caxias (sequência)
29/04 – Rua José Ataliba Torres (esquina com Av.Presidente Vargas)
13/05 – Rua Renato Robinson (esquina com Av. Brasil)
27/05 – Rua Adolfo Mattes (esquina com Rua Portão)
10/06 – Rua Adolfo Mattes (sequência)
24/06 – Av. 8 de Setembro (esquina com Av. Presidente Vargas
08/07 – Av. 8 de Setembro (sequência)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.