Destaques

Estudante de Dois Irmãos conquista medalha em Olimpíada de matemática

10/02/2022 - 15h19min

Além de Lucas, outros quatro alunos ganharam premiação (FOTO- Carla Fogaça)

Competição estimula o estudo de cálculos

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- O estudante do nono ano do da Escola 29 de Setembro Lucas Rockenbach Neis, 14 anos, recebeu medalha de bronze, nível 2, na 16º Olimpíada Brasileira de Matemática. A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas e é realizada pelo IMPA, desde 2005, com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática.

Segundo Lucas, a prova foi aplicada no fim do ano passado e testa o raciocínio dos alunos. “Precisamos, além das respostas dos cálculos, explicar por escrito cada uma delas. E mesmo que a gente erre uma questão, eles podem considerar certa por causa do argumento”, explica.

Lucas diz que a disciplina preferida é Matemática

Não estava confiante

Durante a prova da Obmep de 2021, Lucas não estava tão confiante de que ganharia alguma premiação. De acordo com ele, tinha muitas questões que ele não tinha visto em aula ainda e também não conseguiu terminar a prova. “Foi uma alegria quando soube que ganhei medalha, porque eu já tinha até avisado meus pais de que não achava que tinha ido bem”, destaca.

Em 2019, foi a primeira participação de Lucas nas provas e, na ocasião, ele ganhou certificado de participação, mas não chegou a ganhar medalha. “Agora estou aguardando a entrega da medalha que ainda não foi feito”.

Exemplo de força vem de casa

Segundo Lucas, o pai Terlli Neis, 49 anos, pedreiro e a mãe Auria Rockenbach, 49 anos, empregada doméstica são inspiração de força de vontade e conquistas. “Meus pais compraram este terreno e construíram juntos a casa, levaram 7 anos para terminar porque eles só tinham tempo de trabalhar nela nos fins de semana”, salienta.

Mais premiados no Município

Além de Lucas, os alunos Deivid Borre e Lorenzo Varalo, do 10 de Setembro, e Lana da Costa e Davi Brehm, do Albano Hansen, também foram premiados com medalha de bronze. A professora da Escola Albano, Letícia Soares da Silva, ganhou na categoria de professor premiado.

Sair da versão mobile