Conecte-se conosco

Geral

Estudantes assumem cadeiras na Câmara de Herval e aprovam propostas para a comunidade

25/08/2025 - 07h46min

Estudantes foram eleitos democraticamente nas escolas e representaram suas comunidades no Legislativo (FOTO:. Divulgação)

As ideias apresentadas poderão, agora, ser levadas até o Executivo pelos vereadores

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Na terça-feira (12), a Câmara de Vereadores realizou a primeira edição da Sessão do Estudante. O projeto, criado pelo presidente do Legislativo, Paulo Henrique Kaefer (PSB), teve como objetivo aproximar os jovens da vida política e estimular o protagonismo estudantil – e o objetivo é repetir a ação todos os anos.

Participação das escolas

Participaram estudantes do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, Escola Estadual Dr. Alberto Schweitzer, Escola Municipal Maurício Cardoso e Escola Municipal Amizade.

Os alunos foram escolhidos internamente em cada colégio, onde foram realizadas campanhas e eleições.

Na noite da sessão, também foi escolhida a mesa diretora, que foi presidida pela estudante Camila Zimmer.

Cada aluno assumiu, assim, uma cadeira de vereador – recebendo o auxílio dos edis. Eles apresentaram propostas e tiveram espaço para discussão e votação. Todas as matérias foram aprovadas em plenário pelos colegas.

Propostas apresentadas

Entre as indicações, estiveram ações nas áreas de educação, meio ambiente, esporte, saúde e cultura.

  • Davi Adriano Eich Bauer apresentou a indicação “Raízes e Asas”.
  • Camila Zimmer propôs a aquisição de chromebooks para estudantes.
  • Taina Seger Swaizer sugeriu a construção de um ginásio municipal.
  • Rafaela Mallmann Kuhn destacou a busca por mais modalidades esportivas.
  • Larissa Boeff lançou o projeto “Jovens Escritores do Teewald”.
  • Camile Eduarda Ponath apresentou propostas para o programa Jovem Aprendiz nas empresas, melhorias no atendimento ambulatorial e ações de educação financeira nas escolas.
  • Maria Luiza Braun Reisdorfer sugeriu a implantação da coleta seletiva de lixo.
  • César Luis Werle Molling defendeu mais segurança no trânsito perto da Escola Maurício Cardoso e a instalação de ecopontos para materiais recicláveis.
  • Paula Eduarda Boufleur Wingert trouxe uma série de propostas, entre elas: combate ao bullying contra profissionais da saúde, conclusão da rede de água no bairro Padre Eterno Ilges, construção de praças, cobertura de acesso à quadra da Escola Maurício Cardoso, ampliação de salas de aula e incentivo à realização de mais eventos culturais no município.

Estudantes preparados e dinâmicos

O presidente Paulo avaliou de forma positiva a participação dos alunos. Segundo ele, os jovens mostraram preparo, responsabilidade e capacidade de liderança: “Vieram estudantes muito capacitados, que apresentaram suas ideias de forma dinâmica e responsável. Eles demonstraram protagonismo e mostraram que teremos futuros adultos com grande espírito de liderança”, destacou.

Próximos passos

Todas as propostas aprovadas agora seguem para acompanhamento dos vereadores titulares, que poderão transformá-las em indicações ou projetos oficiais. Kaefer reforçou que a intenção é dar continuidade à iniciativa e transformá-la em uma ação anual: “A ideia é que cada vereador dê seguimento às matérias e que possamos realizar a Sessão do Estudante todos os anos, ampliando as oportunidades para que mais jovens participem da vida política do município”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.