Destaques
Estupidez humana: homem amarra patas de cão e mata a marteladas
Santana do Livramento – O mais novo caso de crueldade contra animais foi registrado por volta do meio-dia desta terça-feira, na fronteira com Riveira. Um homem amarrou as patas de uma cadela e matou o animal com marteladas. O crime aconteceu em um campinho de futebol no bairro Tabatinga.
A Brigada Militar foi acionada e prendeu o homem. A informação inicial é de que o preso tem problemas mentais. Ele teria ficado irritado pelo fato da cadela não permitir que ele se aproximasse dos seus filhotes. Contrariado, pegou um pedaço de corda e a amarrou. Depois a jogos no meio do campinho e iniciou a série de golpes que culminaram na morte da cadela.
Uma ONG protetora de animais emitiu nota.
COMUNICADO ASPA
Hoje acordamos com uma notícia que nos entristeceu muito,MAIS UM CASO ABSURDO DE MAUS TRATOS. Um inocente cãozinho morto a marteladas por uma pessoa que deveria estar internada em um hospital psiquiátrico.
COM REQUINTES DE CRUELDADE, foi amarrada, espancada!! Ainda, a cadelinha estava com filhotes!
Para aqueles que já estavam indignados somente com a este fato, pedimos que leiam o texto para observarem a extensão do problema que atravessamos hoje, pois este caso poderia ter sido sim evitado.
Dia 22/03, recebemos uma denúncia de maus tratos e fomos até a casa do autor deste crime.
Como sempre, NÃO CONTAMOS COM NENHUM APOIO OU ACOMPANHAMENTO, duas mulheres, integrantes da asssociação, foram até o local para verificar o que acontecia.
Infelizmente, e como na maioria dos casos, NADA PODE SER FEITO. Sem apoio, frente a uma pessoa transtornada e perigosa.
Este mesmo homem que matou covardemente a cadelinha, já tentou matar o próprio pai, ameaçou colocar fogo na casa. Ameaça constantemente os vizinhos, que estão amendrontados para tomar qualquer atitude. E VAMOS CULPÁ-LOS?
Um homem com visíveis transtornos mentais e diversas ocorrências, segue impune, comentendo atrocidades. Como vamos cobrar comprometimento de vizinhos, sabendo que certamente sofrerão represálias e serão os únicos prejudicados?
Além disso, hoje, para conseguirmos retirar um animal de uma pessoa é necessário que esteja PRATICAMENTE MORTO OU VISIVELMENTE MUTILADO. Temos, além de uma lei fraca, muita falta de vontade de autoridades competentes.
Não importa se o cão está atado com uma coleira de 15 cm com uma lona por cima, com um pote de água suja ao lado. Na ocorrência irá constar que estava abrigado e tinha água ao alcance. Não existe uma regulamentação para os maus tratos e isso dificulta qualquer resgate destes pobres animais. Neste momento precisamos de UNIÃO DOS PROTETORES.
Não importa se és associado de nossa ONG, se é protetor independente ou simplesmente uma pessoa que se importa com o sofrimento dos mais fracos.
É IMPRESCINDÍVEL CHAMAR A ATENÇÃO DE NOSSAS AUTORIDADES PARA O TRATAMENTO DE NOSSOS ANIMAIS.
Já não é mais aceitável visualizarmos tantos casos de maus tratos e ficarmos de mãos atadas, por falta de apoio daqueles que deveriam garantir o direito à mínima dignidade animal.
ESTAREMOS REALIZANDO UM GRANDE MANIFESTO EM BREVE, pedindo por aquilo que o Poder Judiciário já nos garantiu: IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CONTROLE DE ZOONOSE ATRAVÉS DA CASTRAÇÃO, DE UM ABRIGO DECENTE PARA ANIMAIS ERRANTES E PELO MAIOR RIGOR NO TRATAMENTO DOS AUTORES DE MAUS TRATOS.
Logo será informado a data e como cada um pode colaborar para que chamemos a atenção para este grande problema, que só será solucionado com grande mobilização social.
ASPA – Associação Santanense de Proteção aos Animais