/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Excesso de chuva atrasa a colheita do milho em Santa Maria do Herval

04/06/2019 - 23h16min

Atualizada em 06/06/2019 - 10h14min

Santa Maria do Herval – O mês de maio foi marcado por muitos dias chuvosos ou nublados. A pouca incidência de luz solar sobre as plantas prejudicou o seu desenvolvimento e acabou apodrecendo bastante o que já estava na lavoura pronto para ser colhido. De acordo com o secretário de Agricultura, Jaime Morschel, as três principais culturas agrícolas do município, que são milho, batata e hortaliças estão registrando as maiores perdas.

Caminhada Solidária arrecada mais de 60 kg de alimentos em Herval

Na produção de milho a situação é uma das mais complicadas porque a safra deste ano vem acumulando prejuízos de 20 a 30%. A época de desenvolvimento da planta e formação da espiga acabou prejudicada pela estiagem (perda de 10 a 15%). E agora que está pronto para colher a chuva impede a entrada de maquinário nas lavouras. Além de atrasar a colheita, o excesso de umidade provoca brotação dos grãos ainda nas espigas e deixa a planta fraca, o que deixa fácil de ser derrubada pelo vento (mais 10 a 15% de perda).

Frigorifico Boa Vista bloqueia estrada em Herval

Segundo estimativas da Secretaria de Agricultura, no município mais da metade da plantação de milho é destinada à produção de grãos. O restante vai para uso na silagem. A falta de dias ensolarados inviabiliza que a secretaria faça a colheita para os produtores que solicitaram serviço de máquina da Prefeitura. Isso faz com que os pedidos fiquem acumulados. A orientação é: para quem tiver a possibilidade de fazer a colheita com algum prestador de serviço não espere pelo trator da secretaria. A estimativa é que nesta safra ainda falta colher mais de 50% do milho/grão. O total plantado, grão e silagem, passa de 2 mil hectares. O sol retornou nesta terça-feira, 4, e com isso a colheita do milho já foi retomada.

Confira a matéria completa no Diário rural das edições impresso ou digital desta quarta-feira, 5.

Sair da versão mobile