Destaques

“Excesso de velocidade e imprudência” diz Daer sobre acidentes na Curva da Morte em Herval

14/11/2020 - 10h38min

Acidente da última quarta-feira, envolvendo um caminhão e ônibus, resultou em 12 feridos (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Diante de mais um acidente na “Curva da Morte”, a reportagem cobrou uma posição do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que é responsável pela VRS-873 até a entrada do município, a partir de onde a Prefeitura administra o trecho urbano da rua 25 de Julho.

Em nota o Daer respondeu “que o acidente ocorreu em um ponto no segmento localizado no limite com o perímetro urbano estabelecido pelo município, e que no trecho anterior à chegada ao perímetro urbano já conta com dispositivos de sinalização para redução de velocidade”.

A empresa afirma que “a causa dos acidentes no local é, portanto, o excesso de velocidade e a imprudência dos motoristas, apesar da sinalização indicativa existente de 50 km/h”.

O Daer se limitou a dizer que a causa é “excesso de velocidade e imprudência dos motoristas”, e não informou se há um projeto do departamento para resolver o problema.

 

VEJA A COLUNA DO JORNALISTA CLEITON ZIMER SOBRE O ASSUNTO:

Pessoas vão morrer

Exatamente! Não tem outra maneira de dizer que, se algo não for feito de forma imediata na “Curva da Morte” teremos mais vítimas fatais. Pode ser qualquer um de nós, a qualquer momento, numa espécie de roleta-russa. Já são seis mortes e 28 acidentes. O que aconteceu na quarta-feira resultou em 12 feridos e, por Deus, destino ou sorte ninguém morreu.

Que apesar do susto e de mais um trauma, esse triste acidente tenha a utilidade de abrir os olhos das autoridades de todas as esferas, desde as municipais às estaduais. Esse discurso de “toma lá, da cá” não cabe mais diante das circunstâncias. Chega de desculpas.

Desde que foi feito esse asfalto, nada, absolutamente nada foi feito por conta do perigo do trecho, que sempre esteve em evidência. O que mais precisa acontecer? Quais serão as desculpas dos administradores e do Daer? Sempre vai ter algo para justificar… mas e as pessoas que perdem suas vidas ali? E as famílias desamparadas?

Fatores?

<10> Imprudência dos motoristas? Pode ser! Mas isso não é argumento para nada ser feito. Como é bom ficar de braços cruzados e deixar acontecer, né? Enquanto isso, autoridades, pessoas estão morrendo. Discursos não condizem com o que é preciso ser feito, tragédias estão acontecendo e vão continuar enquanto não tiver resultados na prática.

O que fazer?

Com certeza o Daer tem profissionais que conseguem planejar algo. Mas, vamos lá: inicialmente deve se partir do ponto que precisa de mais sinalização em todo o trecho, desde Morro Reuter; quem vem de fora não conhece o perigo.

Talvez redutores ao longo de toda a via; sim, porque quando a consciência humana não funciona, é preciso fazer algo para que as pessoas entendam que precisam controlar a velocidade, pois, logo adiante, há uma descida muito íngreme e, os freios, talvez não aguentem.

E aquela curva na frente dos Closs, por que ela está ali? Por que a via não é reta naquele trecho? Difícil, muito difícil entender. Além da curva estar ali de forma inexplicável, o nível dela é totalmente para fora, jogando os veículos em cima da casa do Beto.

Mas, como foi dito, o Daer tem profissionais que devem enxergar isso e muito mais. Falta vergonha por parte do departamento para fazer algo.

Recursos?

Nós, hervalenses, pagamos impostos conforme a lei determina. Eles precisam atender as demandas conforme a necessidade ou, então, joguem a toalha, pois o dinheiro dos contribuintes está indo para o ralo.

Sair da versão mobile