Geral

Expectativa é que a ponte sobre o Rio Cadeia fique pronta logo

27/01/2023 - 10h27min

Por Cândido Nascimento

Lindolfo Collor/ São José do Hortêncio – As enormes estruturas de concreto e ferro da nova ponte sobre no rio Cadeia, na divisa de 14 Colônias e o bairro Campestre, ainda estão sendo montadas na sede da Araújo Construções. A empresa catarinense foi a vencedora da licitação.

A nova ponte terá um espaço a mais, pois aumentou a largura, permitindo que passe um veículo e uma moto, bicicleta ou pedestre, de forma simultânea. Até o momento, várias placas de concreto aguardam a vinda de mais material para dar o retoque final na construção.

EM SEIS MESES

O prazo para conclusão é até o mês de abril, mas a previsão dos gestores é que a montagem seja feita antes. “Eles estão trabalhando a todo vapor, e acredito que essa obra vai ser entregue dentro desse prazo, a estrutura está sendo montada e, depois que tudo estiver pronto, é só instalar ela”, destaca o prefeito Gaspar Behne nesta semana, durante uma vistoria ao local junto com o seu vice Gilnei Prass.

Como aumentou a viga principal de sustentação da ponte, ela terá um aumento de um metro nas suas cabeceiras e um alongamento como acesso. Por ora, parte das estruturas estão nas proximidades da obra, só aguardando a chegada do material principal para a montagem final, que será feita por um ou dois guindastes.

Relembre como tudo começou

A interdição da ponte, aconteceu há 11 meses. Num primeiro momento podiam passar veículos menores. Mas como os canos de concreto para trancar a passagem eram tirados, foi feita a interrupção total.

O problema da estrutura corroída pela ferrugem foi averiguado após uma manutenção com a troca dos pranchões de madeira, uma rotina que era feita há vários anos. Mas o problema teria que ser resolvido, pois havia o risco de cair um caminhão, ou até mesmo um trator agrícola no rio, e alguém poderia ferir-se gravemente ou até morrer.

Aconteceu uma reunião entre o prefeito Gaspar e seu vice Gilnei com a prefeita de Hortêncio, Ester Dill Koch, e o vice José Maurício Heck, para ver a possibilidade de avaliar como seria feito o pagamento dos custos do projeto, laudo e da obra em si. Ficou cerca de R$ 850 para Hortêncio e R$ 450 mil para Lindolfo cobrir.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário