Conecte-se conosco

Destaques

Exposição com imagens polêmicas é vetada em Dois Irmãos

Dois Irmãos – Uma exposição foi vetada dentro do Espaço Cultural Antiga Igreja Matriz, na tarde de domingo, dia 26. A decisão foi tomada pelo vice-prefeito Jerri Meneghetti, pouco antes das 17 horas, após a divulgação de imagens e críticas da comunidade nas redes sociais.

Imagens com uma transexual crucificada, de mulheres com seios descobertos, da anatomia de partes íntimas femininas e também algumas referentes à política, entre outras, foram fotografas e publicadas nas redes sociais. Moradores postaram imagens no Facebook e criticaram o conteúdo da exposição ocorrendo em um local público e sem censura, aberto para todas as idades e durante a programação do Natal dos Anjos. “Não tenho nada contra nenhuma ideologia, respeito todas as pessoas e opiniões. Mas o conteúdo da exposição não era adequado para um espaço público e, por isso, determinei o fechamento imediato. O espaço é público, não é cobrado ingresso e não tinha censura”, disse o vice-prefeito, que recebeu inúmeras ligações de moradores e políticos da cidade no domingo.

A EXPOSIÇÃO – Uma nota divulgada pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural ressaltou que a exposição foi organizada pela curadoria da Pinacoteca da Universidade Feevale, com o tema 2008-2018 – O MUNDO EM DEZ ANOS. O Projeto Circular, da universidade, propôs a 2ª Convocatória Internacional de Arte Postal, objetivando realizar uma convocatória de arte postal, comemorativa aos dez anos do projeto, tendo em vista o incentivo e a divulgação de linguagens bidimensionais, como o desenho, a pintura, a fotografia, a colagem e, principalmente, a gravura.
Cada artista que atendeu a convocatória enviou um trabalho, realizado segundo o seu entendimento, sendo respeitado a sua forma de expressão. Não houve seleção e todos os trabalhos enviados foram expostos.

A exposição estava acontecendo há três semanas.