Geral

Fala Comunidade: moradores pedem mais atenção da Prefeitura de Nova Petrópolis com Linha Araripe

19/04/2023 - 15h52min

Início das obras na localidade (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O Diário recebeu reclamação de moradores da localidade de Linha Araripe quanto a algumas questões que, segundo eles, necessitam de maiores atenções por parte da Prefeitura. De acordo com o morador Cláudio Strey, Linha Araripe está “abandonada”. “Nós não temos uma praça de lazer, uma creche. Ao longo da estrada que vai ao Panelão, há diversos pontos descarte irregular de lixo. Nós precisamos de um pouco de atenção”, reclamou Strey, que diz ainda que a manutenção da estrada foi iniciada, mas ainda apresenta péssimas condições.

Os serviços de manutenção geral em estradas que ligam a região de Linha Araripe ao Panelão tiveram início no dia 28 de março pela secretaria de Obras, que destacou que o objetivo é melhorar a qualidade das vias rurais e proporcionar mais segurança para os moradores e usuários da estrada.

Questionada sobre a existência de um programa específico de manutenção e limpeza das vias rurais, a Prefeitura informou que há serviços de manutenção periódica, mas que estes dependem da disponibilidade de máquinas, equipe e principalmente das condições climáticas.

Presidente se manifesta

A presidente da Associação de Moradores de Linha Araripe, Marlene Wiltgen, endossou o descontentamento: “Os moradores têm reclamações, sim. Estão pedindo abrigos de parada de ônibus há vários anos. Não tem acostamento, para as pessoas terem mais segurança ao transitarem pela ERS-235, entre outras necessidades. A Linha Araripe está bastante esquecida pelo Poder Municipal. Não tem como ciclistas e nem pedestres transitarem com segurança”, disse.

Respostas

Em resposta, a Prefeitura disse ter conhecimento da necessidade de melhorias na ERS-235, principalmente nos trechos com núcleos urbanizados, como Linha Araripe. Para isso, diante da perspectiva de concessão do trecho por parte do Governo do Estado, no dia 4 de maio de 2021 o Município realizou uma audiência pública com a presença de representantes de todas as localidades e bairros cortados pela ERS, buscando levantar as necessidades de cada lugar e trabalhar pela inclusão dessas demandas no edital.

Como o Governo do Estado não realizou a concessão do trecho de Nova Petrópolis naquela oportunidade, o Município segue articulando junto à EGR para que as melhorias sejam realizadas pelo próprio órgão estatal. “São muitas demandas que a rodovia apresenta no seu trecho em Nova Petrópolis. Cabe lembrar que as mesmas demandas foram reforçadas pela localidade de Linha Araripe no projeto Fala Comunidade, em 2022”, diz a Prefeitura.

Soluções

Com relação ao descarte irregular de lixo ao longo da estrada que vai para o Panelão, conforme informou Cláudio Strey, a Prefeitura afirmou que não há nenhum registro de protocolo para esta situação. Sendo assim, quando uma situação como esta ocorrer, moradores podem entrar em contato com a Administração e protocolar um pedido para que haja conhecimento das autoridades, vindo assim a sanar a questão.

Sobre a construção de creches ou praças na comunidade, a Prefeitura informou que há uma escola de educação infantil sendo construída na localidade de Linha Imperial, visando atender também o público de Linha Brasil e Linha Araripe. Quanto às praças, a demanda não foi apresentada como prioridade na edição do projeto Fala Comunidade, em maio de 2022, mas é uma possibilidade que pode ser estudada.

Questionada sobre outras obras ou investimentos em espaços de lazer e convivência na Linha Araripe, a Prefeitura informou que não há obras deste tipo em andamento no momento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário