Geral
Fala Comunidade: moradores pedem por reparo em calçada em frente à UBS de Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Algumas pedras levantadas em função do crescimento subterrâneo de raízes de uma árvore, em frente a Unidade Básica de Saúde do Centro, tem gerado reclamações de moradores. A munícipe Vera Klauck conta que há cerca de dois meses estava passando pela Praça das Flores e viu que um senhor tropeçaria nas pedras que estão irregulares. Ela tentou atravessar rápido a rua para ajudá-lo, mas não deu tempo e o idoso tropeçou e caiu no chão, ficando furioso. Na ocasião, ele disse que iria até a Prefeitura fazer reclamações sobre o local.
Mas, passado esse tempo, Klauck passou novamente pela calçada na quarta-feira, 2, e viu que a situação era a mesma. Por conta disso, decidiu compartilhar a situação em sua rede social, marcando alguns vereadores para que fizessem um pedido de providências à Prefeitura, visando o reparo do local. A reclamação ganhou o apoio de outros usuários que comentaram já terem encaminhado pedidos, mas sem retorno. A indignação, segundo ela, é porque o local tem um fluxo grande de idosos, gestantes, cadeirantes e mães com crianças de colo, e isso pode fazer com que ocorra acidentes mais graves. “Se passar um senhor ou uma senhora que não consiga levantar muito o pé, vai tropeçar também”, disse.
A vereadora Kátia Zummach respondeu mostrando que vários pedidos de providências já foram feitos sobre esta e outras calçadas. Inclusive, um foi feito em 2017 pedindo o conserto de calçadas da Praça dos Pinheiros no bairro Pousada da Neve, mas a situação não mudou. Ontem, Zummach disse que conversou com o secretário de Planejamento, Hermann Deppe, e fez a solicitação sobre os reparos da calçada em frente a UBS, e disse que ele encaminhará a demanda para a secretaria de Obras.
O que diz a Prefeitura
Em contato com a secretaria de Obras, o diretor do Setor de Controle dos Serviços Públicos, Fabiano Zimmermann, disse que não tinha conhecimento da situação e que para a secretária não havia chegado nenhuma reclamação, mas que iria verificar e fazer o possível para efetuar os reparos conforme o necessário. Zimmermann pediu ainda que, sempre que os moradores detectarem algum problema, liguem para a secretária informando. “Entrarei em contato com o secretário Deppe e pedir pra ele passar no local para ver”, finalizou o diretor.
Klauck disse também que irá protocolar um termo de reclamação na Prefeitura nesta sexta-feira, 4, e pediu que mais pessoas preocupadas com a situação façam o mesmo para que o assunto ganhe mais relevâncias e as medidas sejam tomadas. Ontem, um cone de sinalização estava sobre uma pedra solta, há alguns metros das pedras irregulares em frente a UBS.