Geral
Falta de mão de obra e dificuldade de atendimento dificultam Censo 2022

Por Geison Machado Concencia
Não existe uma data prévia de quando encerrarão as pesquisas do Censo 2022. Mas o objetivo da entidade é divulgar os percentuais, a nível Brasil, no dia 28 de dezembro. A princípio, era para finalizar a pesquisa em outubro, mas em razão da falta de mão de obra, que ocorre principalmente nas regiões com menores taxas de desocupação da população (como Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e, por isto, houve baixo número de interessados em trabalhar como recenseador. Aqui no Rio Grande do Sul, o deficit maior de recenseadores é na metade norte do Estado, o que engloba os municípios da Encosta da Serra.
Para minimizar a dificuldade de contratação de recenseadores, o IBGE adotou um sistema, em que municípios compartilhavam seus profissionais, a fim de auxiliar em outras regiões onde havia mais atraso no cronograma. Mas de modo geral, cada lugar tinha os seus e, via de regra, trabalham em sua cidade.
Não é possível precisar o número de recenseadores em cada município porque saem recenseadores e novos profissionais são contratados diariamente, mas o que é possível dizer é que há vagas na Encosta da Serra. O pré-requisito para trabalhar como recenseador é ensino fundamental completo. As inscrições, de forma gratuita, devem ser feitas presencialmente no posto de coleta do município. O endereço de todos os postos de coleta do IBGE consta neste link: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html
População já recenseada
A comunicação social do IBGE não divulgou quantas pessoas já recenseadas, mas deixa disponível um site para verificar quantos setores censitários já estão concluídos em cada município, quantos estão em andamento e quantos ainda não foram iniciados neste link: https://censo2022.ibge.gov.br/acompanhamento-de-coleta.html
Setores de censo concluídos e em andamento
Dois Irmãos – 56,1%
Morro Reuter – 66,7%
Santa Maria do Herval – 39,1%
Ivoti – 64,1 %
Estância Velha – 83%
Presidente Lucena – 80%
Lindolfo Collor – 0%
Linha Nova – 20%
São José do Hortêncio – 50%
Nova Petrópolis – 49,2%
Picada Café – 21,1%
Disponibilidade da comunidade
Segundo a agente censionária supervisora de Ivoti Elisa Casceres, o atraso no cronograma inicial para finalizar o Censo, deve-se, também, a disponibilidade das pessoas em atender os recenseadores. “Muitas vezes, não tinha ninguém em casa”, comenta Elisa.
Para driblar esse problema, ela falou que os agentes tinham horários mais flexíveis, trabalhando até às 20h e aos finais de semana. Elisa destaca que o município está dentro do cronograma do IBGE.