Conecte-se conosco

Geral

Família Gemba reduz em 80% o uso de agrotóxicos na produção de verduras

10/08/2018 - 16h06min

Presidente Lucena – Uma família de descendentes japoneses da localidade de Linha Nova Baixa vem alcançando sucesso ao reduzir em 80% o uso de pesticidas nas hortaliças da propriedade de 10 hectares, que é cortada pela Estrada São José do Hortêncio, próximo à ponte de ferro. De onde vem as técnicas de combate às pragas? Do Japão, com material adquirido pelo chefe do clã, Takaaki Gemba, de 69 anos.

Vinda do Japão

Gemba imigrou do Japão, onde trabalhava numa indústria de concreto, após escolher entre vir para o Brasil, ou ir para a Austrália. Se estabeleceu na localidade de Linha Nova Baixa, Presidente Lucena, em 1987, na época pertencente a Ivoti. Ele casou com Retsuko, 63 anos, em 1988, O casal teve os filhos Takahiro, 28, e Daiki, 24.
A família optou por não se instalar na Colônia Japonesa. “Não tinha mais espaço lá e a uva não estava dando muito certo naquele tempo”, conta a matriarca, cuja família chegou primeiro ao Brasil, quando ela tinha apenas seis anos. O começo foi difícil e trabalhoso, pois tudo era na força do braço. A primeira opção de plantio foi o kiwi. Ao longo do tempo a produção tomou novo rumo, focado nas hortaliças.

Uma viagem deixada de lado

Os irmãos Takahiro (Taka) e Daiki estudaram na escolinha da localidade, a Felipe Ody. Até a mãe deles conta uma história engraçada. A vó paterna chegou do Japão e convidou Daiki para ir morar lá e ele disse que sim, com muita convicção, mas perguntou se poderia levar a escola os coleguinhas junto. Diante da negativa, veio a desistência da viagem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.