Geral
Família Hillesheim agrega renda com a fruta mais gostosa da estação, a bergamota
São José do Hortêncio – A bergamota tem origem nas regiões tropicais e subtropicais do sudeste asiático e chegou no Brasil com os portugueses. O nome varia em vários estados brasileiros. A família Hillesheim dedica-se ao plantio de laranjas e bergamotas há várias décadas, com ênfase na década de 1970.
Os cítricos são para agregar renda à propriedade
Para o plantio de cítricos são dedicados seis hectares.
As vendas na Ceasa começaram na década de 1970, e sempre teve o plantio de laranjas e bergamotas.
Somente a partir da década de 1980 que a produção foi ampliada. A produção de bergamota é de 1.500 caixas e de laranja soma 4.000 caixas.
As primeiras mudas foram adquiridas do falecido Enio Horn, que morava no Campestre. Jair acredita que o pai comprou cerca de 1.000 mudas. Atualmente existem cerca de 1.000 pés de bergamotas e 2.000 de laranjas.
No começo veio a bergamota cahy e, com o tempo, chegou a bergamota montenegrina, e hoje tem também a poncã e a japonesa. Um detalhe curioso: a japonesa não tem sementes. As laranjas cultivadas são a valência, a de umbigo e a do céu.
Importância de captar recursos
Além de conseguir juros baixos, o prazo de 10 anos para pagar são facilidades conquistadas pelos pequenos produtores familiares rurais.
Os valores para aquisição de tratores, caminhões e até para construir estufas são possíveis através dos programas do Governo Federal, e uma vez encaminhados os projetos pela Emater à Cooperativa Sicredi.
“São juros de 2% ao ano que o Governo oferece para incentivar os produtores a permanecerem no campo”, conclui Jair.
Fruta vitaminada
A fruta é rica em vitaminas B1 e B2, as quais ajudam a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além disso, contém magnésio, potássio, cálcio e fósforo, e a substância betacaroteno (precursor da vitamina A), que aumenta a resistência às infecções.
Matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, 18.