Geral
Feira da Colônia Japonesa inicia o ano com bom público
Ivoti – A tradicional Feira da Colônia Japonesa teve neste domingo a sua primeira edição de 2023. Com ampla programação cultural, diversidade de opções gastronômicas e valorização da cultura nipônica, centenas de famílias foram atraídas à Colônia Japonesa.
Moradores da região, assim como visitantes da Serra e da Região Metropolitana estiveram presentes ao longo do dia, tanto para adquirir os produtos coloniais e artesanais, quanto para desfrutar das comidas típicas ofertadas ao meio dia, como sushi, poke, yakissoba, temaki, karaaguê, tempurá, guiozá, yaki manjus, sembei, espetinhos assados, oniguiri, nikuman, tofu, yokan. O tradicional peixe assado, como sempre, também fez sucesso entre os presentes.
Entre a programação cultural, destaque para o Memorial da Colônia Japonesa, cujo acervo retrata a trajetória histórica dos imigrantes japoneses e seus descendentes que estabeleceram-se na colônia de Ivoti a partir de 1966. O local, também esteve movimentado durante todo dia.
OFICINAS
Outro destaque desta edição foi a variedade de atrativos ofertados através das oficinas. Pela manhã, através do Rádio Taiso, os visitantes praticaram exercícios de alongamento padronizados e ritmados pelo som do rádio. Houve explanação da história dessa atividade física no Japão e seus benefícios para saúde. A atividade foi comandada pela professora Iaioi Tao, que também realizou o teatro de gravuras, com contação de histórias.
A arte de dar “forma” com papéis foi ensinada pelo “origamista” Hideki Murata. Ainda antes do meio dia, ocorreram as apresentações de Kendô, com interação com o público, ministradas pelo professor Trindade, que também apresentou o Jodô (caminho do bastão) e Iaidô (Arte de desembainhar da espada).
Já na parte da tarde, aconteceu um workshop de Reiki e de Yoga. ambos com a professora Daiane.