Geral
Feira do Livro de Estância Velha agrada público e comerciantes
A 42ª Feira do Livro de Estância Velha terminou neste domingo, com a apresentação musical do espetáculo a Sbornia Kontr’Atracka, com Hique Gomez e Simone Rassian. Durante a semana, a programação contou ainda com a apresentação da cantora e escritora Shana Muller e uma palestra com Fabrício Carpinejar, além de diversas atrações culturais, com palestras e bate papos com escritores locais.
Outro ponto alto da Feira, claro, é o comércio de livros. Para a representante da Editora Z Multi, Sandra Hess, a procura por livros tem sido cada vez maior e que as vezes têm superado expectativas. “As crianças vêm durante a semana, muitas vezes com as escolas e no final de semana voltam acompanhados pelos pais”, destacou Sandra, que disse ser o terceiro ano que a Editora marca presença na feira. “Outro ponto importante é que procuramos sempre ter os escritores locais aqui na banca durante o dia, dando autógrafos, participando e interagindo com o público”, recordou Sandra ao dizer que este ano a Editora está lançando três livros de autores da região.
Já a estudante Mariana Wingert, de 13 anos, a Feira do Livro trouxe uma ótima variedade de livros para os clientes “São muitas opções, se pudesse, compraria muito mais. Infelizmente os valores estão um pouco altos, mas entendo que sejam justos pela qualidade dos livros”, lembrou a artista que possui um quadro exposto na Feira. “Os quadros são parte de uma atividade do curso no Centro Cultural”, completa
Novidade para chamar a atenção do público
Outra grande novidade foi o Robô Z, criado por Oliver Hess Dariva, de 11 anos, e que encantou os visitantes da 42ª Feira do Livro em Estância Velha. Desenvolvido durante aulas de Robótica, o robô interativo cumprimenta e agradece aos visitantes, além de segurar um livro. Construído com materiais reciclados, tem 1,5 metro de altura e funciona com energia elétrica ou pilhas. Equipado com um sensor de proximidade, o robô movimenta a cabeça, os olhos, segura um livro, cumprimenta os visitantes e até mesmo agradece pela compra de livros. “Foi uma sensação muito boa, o robô foi feito em dois meses, com algumas tentativas até acertar tudo, e trazer o robô para a Feira do Livro”, contou Oliver. “Queria fazer uma coisa nova para a feira, e, quem sabe, quero criar uma história com o Robô Z e os livros, algo para o futuro”, completa. Sandra, a mãe de Oliver, conta que o robô atrai muito o público infantil, além de ser uma novidade que ajuda também a divulgar o estande da editora.