Destaques
Feira do Livro de Ivoti: novos horizontes construídos a partir da imaginação
Ivoti – Dizem que os pássaros possuem asas para voar, enquanto que nós humanos, os livros. Asas essas (ou livros) poderão ser encontrados na 36ª Feira do Livro de Ivoti, que inicia dia 22, quarta-feira e se estende até o dia 29 de agosto, na Praça Neldo Holler. Serão oito espaços para livreiros, praça de alimentação e diversas atividades culturais, como bate-papo com escritores, contação de histórias, espetáculos de teatro e atrações culturais.
A abertura oficial ocorre hoje, com início às 19h, no Palco Lona.
Segundo a secretária de Educação, Cristiane Spohr, a Feira voltou ao seu “habitat natural”, na Praça Neldo Holler em 2017, atendendo a um pedido da comunidade escolar e público em geral. Outro fator alterado foi o período realizado, diferente de outros anos quando a atividade era em meados de maio, coexistindo quase que de maneira simultânea com outros eventos municipais.
Além do mais, as escolas possuem mais tempo para se envolver com feira. Em 2018, os professores já estão há dois meses trabalhando com as obras dos escritores e atrações que estarão presentes. “Não queremos que as pessoas se envolvam apenas nesses oito dias com a Feira do Livro. Realizando essas atividades durante esses mais de 60 dias, acabamos imergindo os alunos e as pessoas nessa atmosfera que um evento desses nos proporciona”, destacou. “Outro objetivo é que os visitantes já venham sabendo um pouco mais sobre as nossas atrações, por isso esse trabalho antecipado nas escolas”
Com o tema “Novos Horizontes através da leitura”, o evento terá como patrono o escritor Christian David, atual presidente da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), fundador da Confraria Reinações: Confraria da Leitura de Textos Infantis e Juvenis e um dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica. Segundo a diretora de Cultura, Marines Teckemeier, a escolha do patrono se deu por meio de sua abrangência com todos os públicos. “O David escreve para o público infantil, juvenil e adulto. É a pessoa certa para uma feira tão plural como essa”, detalhou.