Destaques
Festa clandestina: 90% dos participantes eram de Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – No mesmo dia em que foi anunciado que a região está com risco altíssimo para a transmissão do coronavírus, foi necessária a força policial para inibir aglomerações em festas clandestinas no município envolvendo dezenas de jovens, até mesmo menores de idade, consumindo bebida alcoólica e, ao menos um dos envolvidos, estava em posse de entorpecentes. Conforme a Brigada Militar, 90% dos envolvidos são moradores de Santa Maria do Herval. Seis motoristas foram autuados e o mesmo número de veículos foi recolhido.
Cascata
Já na noite de sexta-feira, 19, a Brigada Militar foi acionada para verificar uma aglomeração de pessoas e veículos na Cascata do Herval. Com apoio da Força Tática, uma guarnição deslocou-se ao local onde foram identificados cerca de 20 jovens que estavam consumindo bebida alcoólica e com som alto. Quatro condutores foram autuados por estarem portando e consumindo bebida alcoólica, sendo que se recusaram a efetuar teste de etilômetro. Quatro veículos foram recolhidos.
40 pessoas na Amizade
Na noite de sábado, por volta das 22h, a guarnição foi novamente acionada devido ao mesmo problema na Rua Benno Closs, no bairro Amizade, onde estaria ocorrendo uma festa particular com aglomeração de pessoas em um camping.
Com o apoio da Polícia Civil e da Força Tática, foi realizada uma abordagem no local e constatada a aglomeração com 40 pessoas, consumindo bebidas alcoólicas e sem o uso de máscara. Alguns tentaram fugir pelo mato com a chegada dos policiais, mas foram capturados pela Civil e Brigada Militar.
Durante a revista pessoal foi identificado um jovem de 19 anos que estava em posse de um cigarro de maconha, parcialmente consumido, além de uma porção de 10 gramas da substância. O rapaz já possui antecedentes por posse de entorpecentes.
Menores de idade
O Conselho Tutelar foi acionado para encaminhar os menores de idade, presentes na festa, para casa. De acordo com a comandante da Brigada Militar, Rosângela Nunes, haviam ao menos cinco menores presentes.
Descumprimento do decreto
O proprietário do estabelecimento, de 56 anos, onde ocorreu a festa no sábado, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Herval para o registro da ocorrência. Conforme o policial Jerônimo, o homem, assim como os organizadores do evento, responderá criminalmente pelo fato através de um termo circunstanciado por descumprirem o decreto da Covid-19.
Ações semelhantes continuarão acontecendo
Ações semelhantes a essas ocorridas no final de semana continuarão acontecendo no município para fazer valer a regra de não aglomeração durante esse período de pandemia, o que representa risco para a saúde comunitária e de todo o Estado que está enfrentando uma nova crise diante do cenário da doença.