Geral
Festival espalha o folclore por todos os cantos de Nova Petrópolis
Programação do final de semana contará com atividades que vão além do palco
Por: Gian Wagner – [email protected]
Nova Petrópolis – A diversidade cultural transcende o Centro de Nova Petrópolis, sai do palco principal e chega às comunidades de diferentes maneiras. A prova disso é a grande variedade de atividades propostas além do palco, como as oficinas, as noites culturais e os eventos paralelos, estrategicamente posicionados próximos a data do grande festival.
Neste final de semana as atividades já começam na sexta-feira (22). Acontece durante a tarde o Mãos da Diversidade, uma oficina de artesanato comumente realizada por participantes do evento. Esse encontro acontece às 15h no Espaço Mais Cultura, no bairro Logradouro.
Mas é a noite que o festival ganha vida nos bairros. Nesta sexta, quem recebe a Noite Cultural é a Fazenda Pirajá. O encontro da diversidade ocorre na sociedade Alegria a partir das 19h30. Os convidados são o Roksolana da Argentina e o grupo folclórico polonês Auresovia, de Áurea. O grupo gaúcho ostenta mais de 90 anos de tradições e também sobe ao palco neste final de semana.
A programação principal do evento ocorre nos três dias no palco da diversidade (Créditos: Gian Wagner)
BAILE DE 50+2 – O Grupo de Danças Internacional completou 50 anos durante a pandemia e não pôde comemorar como deveria. Por isso, neste sábado acontece a festa 50+2, comemorando o aniversário do grupo. A festa será a partir das 19h, na Sociedade Tiro ao Alvo, no Centro.
Aldeia do Imigrante
O Parque Aldeia do Imigrante também receberá folclore neste final de semana. Três grupos se apresentam no sábado e outros três no domingo, em ambos os dias, à tarde.
No sábado, as apresentações começam com o Folclore Ucraniano Solovey, de Canoas (às 14h), Grupo Folclórico Polonês Auresovia, de Áurea (às 15h) e Grupo Folclórico Russo Troyka, de Campina das Missões (16h).
No domingo, é a vez do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí (14h), Sahashra Performing Arts Centre, da Índia (15h) e Agrupación Folklórica Aires de Siecha, da Colômbia, (16h)
Sarau
Neste sábado também acontece o Sarau da Biblioteca Pública Municipal. É a sexta edição do encontro que convida alguns grupos do Festival para participar. O evento ocorre na própria biblioteca, a partir das 10h.
Caminhada do Folclore
Partindo cedinho da Rua Coberta, a Caminhada do Folclore ocorre neste sábado, a partir das 8h. A promoção é da Acadeia Tchon Ji. A chegada também será na Rua Coberta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99109.5073, com Valdemar Zummach.