Geral
Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis é lançado com novidades
Nova Petrópolis – Produtores rurais e todo o município se preparam para mais uma edição do Festival Sabores da Colônia, que promete encantar visitantes com produtos coloniais, shows musicais e uma série de atrações. O lançamento do evento ocorreu na tarde de terça-feira, 30, na Pousada Verde Paraíso, localizada na localidade de Nove Colônias, e contou com a presença da imprensa e autoridades.
Com programação gratuita, o Festival Sabores da Colônia ocorrerá de 23 de junho a 9 de julho, com atividades concentradas nas sextas, sábados e domingos, no Centro de Eventos. Durante o lançamento, os convidados desfrutaram de uma recepção com gastronomia típica, música de bandinha e puderam interagir com as mascotes Anna e Otto. O prefeito Darlei Wolf ressaltou a hospitalidade do povo de Nova Petrópolis e destacou a diversidade de atrações que o Centro de Eventos oferecerá aos visitantes.
Crescimento
O secretário de Turismo, Rodrigo Santos, afirmou que a edição de 2023 será expressivamente maior em comparação ao ano anterior. Serão mais de 60 agroindústrias e mais de 80 expositores, o que evidencia a importância e o potencial do evento. O Festival contará, também, com área gastronômica, food trucks, restaurante, jogos coloniais e gaúchos, bandinhas típicas, grupos folclóricos, atividades esportivas como pedal e caminhada, áreas infantis e para animais de estimação, bem como mais de 20 atrações musicais na Claro Arena Show. A qualidade e diversidade da gastronomia do evento foram destacadas pela presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Zummach.
Atrações
Dentre as atrações musicais já confirmadas estão Porto do Som, Os Atuais, Lucas e Felipe, Banda Rosa’s, Roger e Gustavo, Grupo Rodeio, Madame Frau, Vox 3, Bibiana Bolacell e Orquestra La Montanara. Além disso, o dia 7 de julho será dedicado à comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Agricultores de Nova Petrópolis e Picada Café, conforme anunciou o presidente Ari Boelter.
Variedades
A variedade de produtos coloniais e rurais que estarão disponíveis para comercialização também foi ressaltada. Entre eles, destacam-se queijos, geleias, embutidos, mel, pães, cucas, doces, temperos, bebidas artesanais, artesanato e flores. Esses produtos são oriundos de agroindústrias não apenas de Nova Petrópolis, mas também de outras 37 cidades gaúchas, conforme destacou a vice-presidente do Sindicato, Mariana Marcon.
O Festival contará ainda com uma área ampliada para os fornos de pedra, onde serão assados pães e cucas para a venda durante o evento. Serão cinco unidades produzindo delícias caseiras ao longo de toda a programação. Além disso, a área dos fornos contará com mesas e cadeiras para acomodar o público.