Geral

Fifa definiu o novo e revolucionário modelo do Mundial de Clubes

12/04/2018 - 19h00min

O novo modelo de disputa do Mundial de Clubes da Fifa está pronto. Falta apenas o anúncio oficial. Informações filtradas pela agência EFE indicam que o torneio será disputado de quatro em quatro anos, sempre entre junho e julho. A primeira edição está marcada para junho de 2021, antes da Copa do Mundo do Catar de 2022.

Os clubes ficariam divididos em oito grupos de três. Os primeiros classificados entrariam direto nas quartas de final, sem a necessidade de um jogo desempate.

Seriam disputados 31 partidas ao todo. Um time precisaria jogar cinco vezes para alcançar o titulo. Todos os participantes jogariam um mínimo de duas partidas.

O novo Mundial exclui o antigo, que ainda será disputado mais três vezes (como a edição de 2018, em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, a mesma de 2017), e a Copa das Confederações, esta envolvendo seleções e que acontece um ano antes da Copa do Mundo.

A Fifa entende que a competição atrairia mais e maiores patrocinadores, seria mais interessante para jogadores e torcedores e contaria com o empenho dos maiores clubes do mundo. Os integrantes do novo torneio nasceriam depois das disputas da Liga dos Campeões, da Libertadores e de outras competições envolvendo confederações associadas á Fifa. Não há informações sobre mudanças de calendário no futebol mundial.

A próxima tarefa da Fifa é convencer os seus mais de 200 países filiados da viabilidade do novo e revolucionário modelo. Os europeus são contra, mesmo com prêmios milionários à vista.

Leia também:
Traficante preso pela segunda vez em menos de quatro meses em Dois Irmãos
RGE troca poste que partiu ao meio após carro colidir em Nova Petrópolis

Copyright© 2020 - Grupo o Diário