Geral
Folclore alemão preservado em Santa Maria do Herval
Grupo de danças Teewald mantém três categorias
* por Fábio Radke
Santa Maria do Herval – Apresentação em evento de grande porte, algo que era muito aguardado pelos integrantes do Grupo Folclórico Teewald, aconteceu durante as festividades da 23ª Kartoffelfest. Em virtude da pandemia, os dançarinos e instrutores enfrentaram situações adversas. “Não paramos em 2020, a gente manteve ensaios online. Já em 2021 iniciamos na forma online e a medida que tudo foi flexibilizando voltamos aos poucos com os ensaios presenciais seguindo os protocolos vigente. Este ano voltamos a normalidade e também o esperado retorno dos Encontros de Grupos, onde podemos dançar, mostrar nossos trajes e rever nossos amigos de municípios diferentes”, disse a presidente da Associação Cultural Teewald, Maria Miguelina Kaefer. Ela fez menção ao IV Encontro de Grupos Infanto Juvenil, no último dia 21.
Um total de oito grupos foram recepcionados pelos anfitriões do Teewald no Encontro realizado durante a Festa da Batata. Participaram: Grupo Helmuth Kuhn, de Arroio do Meio; Grupo Maine Freunde, de Bom Princípio; Harmonitanzgruppe, de Harmonia; Grupo Folclórico Sonnenblume, de Dois Irmãos; Voljstabzgruppe Johannetertal, de Picada Café; Grupo Folclórico Wiedergeburt, de Igrejinha; Grupo Unsen Liebe Kinder e Jugem, de Igrejinha; e o Portuguiserschneiss Wolktanzgruppe, de São José do Hortêncio. “O encontro foi muito bom. As crianças estavam ansiosas em poder retornar a essa normalidade, relembrar as danças, usar seus trajes, verificar se ainda serviam depois de dois anos parados”, disse.
Três categorias
Em Santa Maria do Herval, o Grupo Folclórico Teewald possui três categorias – Adulto, Juvenil e Mirim. Os ensaios acontecem, semanalmente, no Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer. Ainda segundo Miguelina, no próximo dia 22 de julho, o Grupo comemora seus 22 anos de fundação.
Os ensaios hoje são coordenados pelos instrutores Alana Schneck e Cristian Stoffel. A expectativa dos dois é que o número de participantes nos grupos Infantil e Juvenil aumente após o sucesso do Encontro. “Muitas mães nos chamaram pedindo para colocar seus filhos. O Juvenil ensaia segundas-feiras à tarde, o Mirim em quartas, e nós do Adulto aos sábados”, descreve Alana.