Geral
Freitas e Claudião renunciam cargos na mesa diretora da Câmara de Nova Petrópolis
Eles alegam que o presidente Alexandre da Silva (PSB) estaria vereador de forma irregular
Nova Petrópolis – Em uma dança das cadeiras atípica para um período pré-eleitoral, mudaram-se dois nomes da mesa diretora da Câmara de Vereadores. A nova eleição precisou ser convocada após a renúncia dos vereadores Oraci de Freitas, do PP, e Cláudio Gottschalke, do PDT, que renunciaram seus respectivos cargos na mesa diretora alegando que o presidente Alexandre da Silva, do PSB, estaria ocupando a cadeira de vereador de forma irregular.
Conforme o ofício de renúncia, os vereadores apontam que o titular da cadeira, Rodrigo dos Santos, não teria se apresentado à Câmara de Vereadores após vencer o prazo solicitado de licença do cargo. Freitas e Cláudio justificam que o fato de Rodrigo não ter renunciado no tempo hábil, ou seja até o dia 15 de julho – que era o prazo de sua licença – e a manutenção do atual presidente no cargo poderia trazer problemas administrativos à Câmara e preferiram renunciar aos seus postos na mesa diretora.
NÃO FEZ A VOTAÇÃO COMPLETA – Conforme o entendimento dos vereadores, com a renúncia, deveria haver uma nova eleição elegendo todos os novos membros. Porém, o presidente deu sequência apenas às eleições dos cargos destituídos alegando que as renúncias não ocorreram de forma simultânea, como diz o regimento interno, pois uma delas foi protocolada às 11h41 e a outra às 13h30 do mesmo dia. Assim, foram eleitos Jorge Lüdke (PSDB) para o cargo de 2º secretário e Daniel Michaelsen (Republicanos) para o cargo de 2º vice-presidente. A votação teve 7 votos favoráveis para os eleitos e as abstenções dos vereadores Oraci de Freitas e Cláudio Gottschalk.