/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Futuro do Frigorífico Boa Vista pode ser decidido nessa quarta-feira

20/08/2019 - 15h24min

Atualizada em 20/08/2019 - 15h30min

Herval – Os credores do Frigorífico Boa Vista, de Santa Maria do Herval, irão se reunir em assembleia hoje, quarta-feira, dia 21, no Fórum de Dois Irmãos, e poderão definir o futuro da empresa.

Conforme prevê o art. 37, da Lei de Recuperação Judicial e Extrajudicial e de Falência (lei 11.101/05), a assembleia de credores será instalada em primeira convocação, nessa quarta-feira, se houver a presença de credores titulares de mais da metade dos créditos de cada classe. Caso contrário, será instalada, independente do quórum, em segunda convocação, na quarta-feira da semana que vem, dia 28.

 O que será abordado

Na assembleia, convocada pela administração judicial devido ao não pagamento das parcelas do plano de recuperação judicial desde maio desse ano, serão discutidos quatro pontos na ordem do dia. A primeira será quanto aos imóveis ofertados pelo sócio da empresa Cristiano de Bem Cardoso, para a quitação integral da dívida. O segundo ponto será a apuração dos fatos relatados pela Administração Judicial e a votação dos credores sobre a destituição ou não do sócio Cristiano de Bem Cardoso. O terceiro ponto será a indicação pelos credores de um gestor judicial para tocar as atividades da empresa. E o quarto ponto será deliberado pela assembleia sobre a convolação em falência, ou seja, a transformação da recuperação judicial em falência.

Recuperação judicial

A empresa, que tem 66 anos de uma história difundida em toda a região, e com quase 300 funcionários, está com um novo administrador, Cristiano de Bem Cardoso, que comprou o frigorífico já em recuperação judicial há um ano e meio.

Cogestor

No dia 23 de julho desse ano, a justiça determinou uma intervenção intermediária através da nomeação de um cogestor, que fez parte dos processos de tomadas de decisões junto ao proprietário da empresa, até a assembleia com os credores de hoje.

O escritório Von Saltiél Advocacia & Consultoria Empresarial, sob responsabilidade do sócio Augusto von Saltiél, foi nomeado pela judiciário e, ele, acompanhado de uma equipe do seu escritório, fez parte do dia a dia do frigorífico, no qual semanalmente enviaram um relatório para a justiça, externando as atividades e a realidade da empresa. “A empresa continua apresentando dificuldades econômico-financeiras e necessita de capital externo (Fundos de Investimentos e aportes do sócio por meio de contratos de mútuo) para “girar” suas atividades. A cogestão acompanhou, fiscalizou e controlou as operações da empresa e do sócio Cristiano de Bem Cardoso, o que originou a apresentação de relatórios semanais protocolados em juízo”, comentou Augusto von Saltiél.

Manifestação

No dia 19 de julho, mais de 160 funcionários do frigorífico se mobilizaram e protestaram contra a administração judicial, que solicitou a convocação da assembleia com os credores devido ao atraso no pagamento do plano de recuperação judicial.

Os funcionários se reuniram em frente ao escritório da Brizola e Japur Administradora Judicial, em Porto Alegre. Em seguida, se dirigiram para o Fórum de Dois Irmãos, dando continuidade à manifestação, que aconteceu de forma pacífica.

Protesto mobilizou mais da metade dos funcionários da empresa, que temem por seus empregos. (Créd. Melissa Costa)

Sair da versão mobile