Conecte-se conosco

Geral

Geólogo diz que resquícios de lava saíram por fenda em Lindolfo Collor

30/06/2022 - 13h15min

Lindolfo Collor – Os resquícios de lava vulcânica encontrados no barranco ao lado da agência do Sicredi são mais comuns do que se imagina, aponta o geólogo e professor da Unisinos, Rodrigo Horodyski. Segundo ele, a grande novidade deste caso é ele ter ficado à mostra, exposto após o local ser escavado para as construções. Entretanto, em diversos pontos do município também devem ser encontrados estes tipos de materiais.

As explicações foram confirmadas pelo professor, durante uma visita ao local, em que esteve acompanhado do prefeito Gaspar Behne. Apesar de parecer algo novo e, até certo ponto, espantoso, Horodyski informou que este material é resultado das atividades sísmicas que ocorreram durante a separação da antiga Pangeia, que originou a formação de todos os continentes. “Criaram-se fendas e o magma que estava pela terra acabou saindo, como ocorreu aqui. Na geologia a gente brinca que a lava cozinhou a rocha”, relata.

Para Horodyski, o arenito característico da região deve ser mais valorizado do que a recente descoberta. “O arenito é resultado de mais de 137 milhões, quando ainda existia a Pangeia e tudo isso era um deserto. As dunas iam se sobrepondo, como ocorre no litoral e formou o solo que temos hoje”, explica.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.