Geral

GERAÇÃO DE EMPREGOS: empresas de Lindolfo Collor têm mais de 350 vagas em aberto

03/11/2023 - 15h39min

NA REGIÃO, MUNICÍPIO É UM DOS QUE POSSUI MELHOR SALDO NESTE ANO
Por
CÂNDIDO NASCIMENTO

LINDOLFO COLLOR– As empresas do município estão ofertando cerca de 350 vagas de empregos, que estão em aberto à espera de novos colaboradores. As oportunidades foram comunicadas recentemente à Prefeitura, com intuito de receber ajuda na captação de candidatos e, consequentemente, na geração de empregos.
De acordo com o prefeito Gaspar Behne, um dos objetivos Poder Executivo é que mais vagas sejam ofertadas. Entre as empresas que estão contratando, algumas possibilitam o transporte, buscando e e levando os trabalhadores para casa, até mesmo em outros municípios da região.
Somente o grupo Minuano possui 100 vagas na parte de estofados, sendo cerca de 40 destas para as costureiras. Já a empresa Andrey Calçados, que trabalha para a Calçados Beira Rio, está ofertando mais 130 vagas.
Além disso, são ofertadas mais 100 vagas na construção civil, além de 10 em uma metalúrgica. O Frigorífico Madu, que prefere não divulgar o número, também garante que há vagas disponíveis para contratação.

BUSCA POR CRESCIMENTO

Conforme proprietário da Andrey Calçados, Jair Mangol, a empresa está trabalhando exclusivamente para a Calçados Beira Rio, que produz atualmente 570 mil pares. Entretanto, ele relata que pretende chegar a 1 milhão de pares até 2025. Com isso, a empresa deve chegar a 260 funcionários em Lindolfo Collor, além de abrir uma filial em Pantano Grande.
Juliano Mangol, que gerencia a Andrey Calçados, afirma que vê como algo muito positivo o crescimento da empresa e o aumento das vagas como consequência disso. “Estamos expandindo bastante e nós mesmos fazemos os treinamentos na parte de costura de cabedais para calçados masculinos e femininos”, destaca.
Entre os colaboradores, a funcionária Shaila Pouto, de 17 anos, enfatiza a importância da oportunidade de emprego que recebeu da Andrey calçados, mesmo ainda cursando o Ensino Médio. “Estou feliz por ter essa oportunidade de trabalhar e quero crescer junto com a empresa”, afirma a jovem que estuda à noite na escola estadual Mathias Schutz, em Ivoti.

2.041 TRABALHADORES

Segundo dados mais recentes do Novo cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município conta atualmente com 2.041 trabalhadores. Foram contratados até agosto deste ano 915 pessoas e demitidas 893, o que dá um saldo de 22 e deixa o município entre os seis da Encosta da Serra com saldo positivo.

Política de Desenvolvimento para o setor calçadista

Com o objetivo de garantir em lei as medidas de fomento ao setor coureiro calçadista gaúcho, foi aprovado, por unanimidade, na terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 9/2023. Através da legislação, o deputado Delegado Zucco propôs a criação de uma política setorial de desenvolvimento para a indústria calçadista.
Conforme o texto, fica instituído no Estado uma série de medidas para incentivar o setor coureiro calçadista. Está previsto na lei a redução na carga tributária, menor custo logístico, criação de linhas de crédito, e a destinação de recursos para o desenvolvimento de pesquisa e novas Segundo Delegado Zucco são 100 mil empregos diretos e quase 300 mil gerados de forma indireta no RS. Aproximadamente 34% dos empregos do setor no país, estão em nosso Estado. Garantir políticas públicas de incentivo, para garantir que as empresas não deixem o Estado e o fomento ao setor é fundamental para esse mercado”, disse Zucco.
“O projeto incentiva o setor e antecipa uma pauta que precisa ser debatida pelo Rio Grande do Sul”, destacou o deputado Miguel Rossetto. Já o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-calçadista, deputado Joel Wilhelm, parabenizou a iniciativa, no sentido de criar ambientes favoráveis para que a iniciativa privada possa produzir, gerando tributos, emprego e renda.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário