Destaques
“Gestão da comunidade pode ser a receita que vai dar certo no hospital de Dois Irmãos”
Dois Irmãos – Ela trabalhou por décadas dentro do Hospital São José. Esteve ao lado das Irmãs da Congregação Imaculado Coração de Maria, que construiu e fundou a casa de saúde na década de 40, e, ocupando inúmeras funções, permaneceu até meados de 2011. Vinilda Wingert, 63 anos, também é uma das fundadoras do Conselho Municipal da Saúde, que existe desde 28 de agosto de 1989. Desde então, sempre esteve no grupo e acompanhou de perto todas as fases enfrentadas no hospital. “A minha ligação com a saúde e o hospital é de uma vida”, conta ela, orgulhosa.
Vinilda assistiu e participou dos anos de trabalho das irmãs, do anúncio da saída delas e de todas as administrações posteriores, com falência de empresa, quebra de contrato, municipalização e, agora, por último, renúncia da administração. “O hospital tem uma longa história, cheia de batalhas e o que posso afirmar, com toda convicção, é de que a história do hospital sempre esteve ligada ao humano e ao voluntariado. Essa essência a gente precisa manter, é isso que mantém um hospital vivo. É isso que faz a diferença”, ressalta ela.
GESTÃO DIFERENTE
Para o futuro do hospital, Vinilda acredita que deve ocorrer uma mudança na maneira de administrar a casa de saúde. Ela acredita na mesma alternativa apontada pela ginecologista e obstetra Maristane Strada, de que a administração deve ser da comunidade para a comunidade. “Quando uma empresa é de fora, o olhar pode acabar sendo mais no mecânico, ‘comercial’. As irmãs tinham a visão do humanitário, da dedicação acima de horário, da doação de sentimento para com a causa. O hospital nasceu com este olhar, mas acabou tendo que também ter intervenção política e hoje sabemos que muito na saúde é ligado à política. Acredito que uma administração da comunidade daria esse diferencial. Ser administrado por pessoas daqui, que estão inseridas aqui, pode ser a receita que vai dar certo. Me dói ver e acompanhar as dificuldades enfrentadas no hospital e em nenhum momento o objetivo do conselho é tirar alguém ou só encontrar defeitos, o objetivo é contribuir para melhorar o trabalho”.